Coorlece - Cooperativa de Otorrinolaringologia do Estado do Ceará

Notícias

Distúrbios da Voz

Podemos resumir os distúrbios da voz em 3 tipos: Funcionais, Orgânicas e Mistas (organo-funcionais).

Funcionais são casos em que o indivíduo usa inadequadamente o aparelho vocal, gerando disfonia (rouquidão) ao fim da jornada de trabalho ou após uso prolongado da voz.

Orgânicos são os distúrbios da voz causados por alterações anatômicas da Glote (área onde ficam as Pregas Vocais). Podem existir desde o nascimento ou surgir durante a vida.

Por fim, os casos mistos ocorrem quando o mau uso do aparelho vocal acaba, por falta de tratamento, gerando alterações anatômicas como nódulos ("calos"), cistos, entre outros.

Alguns casos podem ser solucionados com tratamento fonoaudiológico e outros podem necessitar de Microcirurgia. Neste caso o procedimento é simples, com recuperação muito tranqüila.

Não podemos deixar de dizer que tanto o Refluxo Gastro-esofágico quanto o tabagismo e alcoolismo são fatores extremamente prejudiciais à qualidade da voz e devem ser tratados por profissionais especializados.

A investigação dos distúrbios da voz é feita por médico Otorrinolaringologista que conta com exames endoscópicos para o correto diagnóstico. Dentre os exames utilizados temos a video-laringoscopia (avalia a laringe como um todo) sendo o exame principal na avaliação da rouquidão.

Notícias

Inflamações na garganta e ouvido - cuidado! busque tratamento adequado

Garganta e ouvidos estão interconectados por pequenos canais. E ter uma infecção em uma dessas regiões não é nada agradável, especialmente por conta da dor e do incômodo presentes. Uma dor de garganta, por exemplo, pode ser responsável por uma possível infecção de ouvido. Basicamente, n

Labirintite ? dicas para lidar com o desconforto

  A labirintite é uma doença do ouvido que afeta o labirinto, estrutura responsável pelo equilíbrio. As pessoas costumam chamar qualquer distúrbio na região do ouvido interno de labirintite, porém o mais correto é empregar o termo vestibulopatia para os distúrbios do equilíbrio corporal

Atraso na fala: pais devem ficar em alerta

 O desenvolvimento da fala da criança, entre outros aspectos, é um processo que deve ser acompanhando pelos pais. Não podemos resumir o tema com o conceito “tem que estar falando aos X anos”. É preciso deixar claro que a fala e a linguagem são duas coisas diferentes. Fala é o ato de se e