Coorlece - Cooperativa de Otorrinolaringologia do Estado do Ceará

Notícias

Distúrbios da Voz

Podemos resumir os distúrbios da voz em 3 tipos: Funcionais, Orgânicas e Mistas (organo-funcionais).

Funcionais são casos em que o indivíduo usa inadequadamente o aparelho vocal, gerando disfonia (rouquidão) ao fim da jornada de trabalho ou após uso prolongado da voz.

Orgânicos são os distúrbios da voz causados por alterações anatômicas da Glote (área onde ficam as Pregas Vocais). Podem existir desde o nascimento ou surgir durante a vida.

Por fim, os casos mistos ocorrem quando o mau uso do aparelho vocal acaba, por falta de tratamento, gerando alterações anatômicas como nódulos ("calos"), cistos, entre outros.

Alguns casos podem ser solucionados com tratamento fonoaudiológico e outros podem necessitar de Microcirurgia. Neste caso o procedimento é simples, com recuperação muito tranqüila.

Não podemos deixar de dizer que tanto o Refluxo Gastro-esofágico quanto o tabagismo e alcoolismo são fatores extremamente prejudiciais à qualidade da voz e devem ser tratados por profissionais especializados.

A investigação dos distúrbios da voz é feita por médico Otorrinolaringologista que conta com exames endoscópicos para o correto diagnóstico. Dentre os exames utilizados temos a video-laringoscopia (avalia a laringe como um todo) sendo o exame principal na avaliação da rouquidão.

Notícias

Ouvido entupido: quais as causas?

Ouvidos entupidos tem várias causas, algumas por questões ambientais e outras de saúde. Quem nunca sentiu a sensação de ouvido entupido durante uma mudança de altitude, na descida de uma serra ou quando o avião se prepara para pousar? Ou durante um resfriado? Quais as causas mais comuns? Um

Cotonetes e limpeza dos ouvidos

  Quando pensamos em higiene do ouvido é inevitável não pensarmos nas hastes flexíveis, também chamadas de cotonetes, não é mesmo! Mas fiquem atentos! Eles podem ser utilizadas apenas para limpar e secar a parte externa da orelha e nunca devem ser introduzidas no canal auditivo. Além da po

Qualidade do sono e respiração

A apneia  afeta mais de 3 em cada 10 homens e quase 1 em cada 5 mulheres. Quem chega em casa e ao deitar consegue desligar a mente? Nem todo o mundo. O dia a dia costuma ser corrido para a maioria e por causa do estress e ansiedade que acompanham a rotina, é difícil mesmo  'apagar' e adormecer.