Coorlece - Cooperativa de Otorrinolaringologia do Estado do Ceará

Notícias

Distúrbios da Voz

Podemos resumir os distúrbios da voz em 3 tipos: Funcionais, Orgânicas e Mistas (organo-funcionais).

Funcionais são casos em que o indivíduo usa inadequadamente o aparelho vocal, gerando disfonia (rouquidão) ao fim da jornada de trabalho ou após uso prolongado da voz.

Orgânicos são os distúrbios da voz causados por alterações anatômicas da Glote (área onde ficam as Pregas Vocais). Podem existir desde o nascimento ou surgir durante a vida.

Por fim, os casos mistos ocorrem quando o mau uso do aparelho vocal acaba, por falta de tratamento, gerando alterações anatômicas como nódulos ("calos"), cistos, entre outros.

Alguns casos podem ser solucionados com tratamento fonoaudiológico e outros podem necessitar de Microcirurgia. Neste caso o procedimento é simples, com recuperação muito tranqüila.

Não podemos deixar de dizer que tanto o Refluxo Gastro-esofágico quanto o tabagismo e alcoolismo são fatores extremamente prejudiciais à qualidade da voz e devem ser tratados por profissionais especializados.

A investigação dos distúrbios da voz é feita por médico Otorrinolaringologista que conta com exames endoscópicos para o correto diagnóstico. Dentre os exames utilizados temos a video-laringoscopia (avalia a laringe como um todo) sendo o exame principal na avaliação da rouquidão.

Notícias

Por que as mulheres sofrem mais com problemas no sono?

A insônia é um problema que atinge uma parcela significativa da população mundial. Em todas as partes do planeta, pessoas com dificuldade para dormir sofrem problemas cotidianos como o lapso de atenção e a falta de desempenho em atividades necessárias como o estudo e o trabalho. Mas você sab

Perda do Olfato

Para quem desconhece, a anosmia é a perda total do olfato. A maioria das pessoas com anosmia consegue reconhecer as substâncias salgadas, doces, ácidas e amargas, mas não pode dizer a diferença entre sabores específicos. A capacidade de dizer a diferença entre os sabores realmente só depende

Câncer de laringe

A laringe é a parte da garganta que contém as cordas vocais e participa da fala, mas tem outras importantes funções como a respiração e a proteção dos pulmões da aspiração de alimentos na deglutição. Ela é dividida em subglote, glote e supraglote. É na glote que estão as cordas vocai
20 Anos Coorlece