Coorlece - Cooperativa de Otorrinolaringologia do Estado do Ceará

Notícias

Infecções das vias aéreas superiores: o que é e como tratar

 

As infecções das vias aéreas superiores (IVAS) são um dos problemas mais comuns em hospitais, clínicas e consultórios pediátricos. Para quem desconhece, as IVAS afetam principalmente o nariz e a garganta. As mais conhecidas são a rinofaringite aguda (resfriado), faringoamigdalite aguda (infecção da garganta) e rinosinussite aguda (sinusite).  Cada doença possui uma série de particularidades.

Resfriado

O resfriado o é uma infecção viral leve das vias aéreas superiores. Os sintomas mais comuns são congestão nasal, corrimento nasal, garganta irritada e dor, espirros e febre baixa. A doença afeta, principalmente, as mucosas do nariz e da garganta.

O melhor remédio é a prevenção. Repouso e boa alimentação são os mais indicados. Os medicamentos entram apenas para reduzir o desconforto.

Infecção na garganta

A infecção de garganta pode ser causada por infecções bacterianas ou virais. A maioria dos casos é de origem viral. As infecções de garganta por vírus são processos benignos que se resolvem espontaneamente, ao contrário das bacterianas que podem levar a complicações, como abscessos e febre reumática. O principal sintoma desse quadro é a presença de dor ao deglutir, associada, ou não, à dificuldade para engolir.

A infecção de garganta com placa nem sempre é sinal de infecção bacteriana. As principais causas de faringoamigdalites são de origem virais (90% dos casos), apenas uma pequena parcela de 10% que é de origem bacteriana. A maioria dessas infecções de origem bacteriana é caracterizada por presença de placas branco-amareladas purulentas, na região da amígdala; hiperemia do palato mole e da região periamigdaliana; odinofagia e ainda pode estar presente linfoadenomegalia cervical bilateral.

O tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento.

Analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos são alguns dos medicamentos que podem ser receitados pelo médico.

Sinusite

A sinusite é uma doença inflamatória que acomete os seios paranasais (maxilares, etmoidais, frontais e esfenoidais) todos são revestidos por epitélio respiratório produtor de muco, transportado por ação ciliar, através da abertura do seio paranasal (óstio sinusal), para dentro da cavidade nasal (meato médio). Através deste mecanismo, os seios são mantidos estéreis.

A causa pode ser bacteriana. Neste caso, seu médico pode prescrever antibióticos. A maioria dos casos de sinusite bacteriana aguda é resolvida após uma rodada de tratamento com antibióticos.

Laringite

A laringite compreende uma inflamação causada por vírus que atinge a laringe e a traqueia. Está na parte mais inferior das vias aéreas respiratórias superiores. O sinal mais comum desse tipo de inflamação é a tosse seca, normalmente chamada de “tosse de cachorro” e rouquidão.

Além da tosse forte e seca, outros sinais devem servir de alerta para os pais, como o surgimento de coriza, febre baixa e obstrução das vias respiratórias, agitação, dificuldade para engolir. Normalmente, os sinais aparecem por 2 a 3 dias e desaparecem completamente 5 dias depois.

Normalmente, o tipo de medicamento recomendado para o tratamento da laringite são os corticóides ou a inalação


Notícias

Nariz entupido: saiba como resolver

Quem nunca passou por incômodos nasais que atrapalham respirar, comer, fazer as atividades do dia a dia e até mesmo falar? Um dos mais comuns é o nariz obstruído, que é muito comum em casos de gripe, resfriado, rinite e sinusite. Como desentupir o nariz pode parecer um mistério, mas há ótim

Misofonia: você sabe o que é?

A misofonia se trata de uma sensibilidade seletiva a sons, ou seja, não existe um problema auditivo em si. É na verdade uma percepção alterada que a pessoa desenvolve a respeito destes sons. Vamos a um exemplo mais prático: você conhece alguém ou é a pessoa que se irrita com determinados so

Álcool pode prejudicar a faringe/laringe?

  Beber uma cervejinha de vez em quando é bom. Mas o que não pode ocorrer é a pessoa abusar do álcool. Você sabia que a ingestão em demasia causa uma série de problemas no seu organismo?  Segundo pesquisas, o uso regular de álcool aumenta o risco de câncer na boca. Aproximadamente 50% d

Dr. FRANCISCO TIAGO BARROSO CHAGAS
CRM: 10119

20 Anos Coorlece