Otorrino Já

CHEGA de espera! Marque sua consulta de imediato em poucos cliques. Baixe o App e encontre o médico mais perto de você.

Otorrino Já - IOS Otorrino Já - Android
Coorlece - Cooperativa de Otorrinolaringologia do Estado do Ceará

Notícias

Saúde vocal dos professores

O professor tem a voz como instrumento de trabalho. E muitos deles, na sala de aula, se preocupam com a 'matéria dada'. Conteúdo repassado direitinho para os alunos. No entanto, os professores deveriam se preocupar também com a saúde vocal. Isso é sério. Muitos tem uma rotina diária de seis a oito horas falando sem parar. E isso pode causar sérias conseqüências como calos nas cordas vocais, cansaço, perda das intensidade da voz , rouquidão etc.  

Os causadores das patologias na voz dos professores

Os educadores costumar falar virados para o quadro e conseqüentemente acabam inalando o pós do giz. Além disso, nem todas as salas de aula são bem ventiladas, o que acarreta também o aumento da respiração do pó de giz. Falar mais alto que os alunos também não ajuda muito.

O que as escolas podem fazer para melhorar a saúde vocal dos professores?

A instalação de sistema de som para o uso de microfones em salas maiores e a ingestão de líquidos podem ser boas tentativas de melhorar a saúde dos profissionais. Intervalos para que os educadores 'descansem' a voz também ajuda.

Dicas para manter uma voz saudável

*Tomar 2 litros de água diariamente para evitar a desidratação.

*Manter a intensidade normal da voz e articular bem. Nada de gritar ou cochichar.

*Aquecer a voz antes de usá-la por muito tempo profissionalmente. Principalmente nossos queridos professores.  Atenção! Cinco minutos de aquecimento vocal no caminho da escola pode fazer uma grande diferença.

*Após uma aula, onde se usou muito a voz, é necessário fazer um desaquecimento vocal. Como assim? Pode ser apenas permanecer cinco minutos sem falar.

E professores com distúrbios na voz. O que fazer?

Sintomas como rouquidão, cansaço ao falar e dor na garganta por mais de duas semanas devem ser investigados por um médico Otorrinolaringologista. O profissional conta com ajuda de exames endoscópicos para o correto diagnóstico. Dentre os exames utilizados temos a video-laringoscopia (avalia a laringe como um todo) sendo o exame principal na avaliação da rouquidão. Lembrando que o diagnóstico precoce é sempre bem vindo. O acompanhamento com um fonoaudiólogo também ajudará no tratamento. As técnicas vocais fortalecem os músculos do aparelho e evitam sérios problemas futuros como câncer de laringe.

 

Câncer de Laringe

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, o câncer da laringe corresponde a 25% dos tumores diagnosticados nessa região e 2% de todas as doenças malignas. Em 2016, foram registrados mais de 7 mil novos casos. 
No caso do câncer de laringe, se detectado precocemente, 90% dos casos tem chance.

Portanto, nada de descuidar da saúde vocal.  Sendo você um profissional da voz , faça exames periódicos. Procure um otorrinolarigologista. Ele juntamente com sua equipe pode avaliar o seu caso  para um tratamento específico e eficaz.

Notícias

Cotonetes e limpeza dos ouvidos

  Quando pensamos em higiene do ouvido é inevitável não pensarmos nas hastes flexíveis, também chamadas de cotonetes, não é mesmo! Mas fiquem atentos! Eles podem ser utilizadas apenas para limpar e secar a parte externa da orelha e nunca devem ser introduzidas no canal auditivo. Além da po

Qualidade do sono e respiração

A apneia  afeta mais de 3 em cada 10 homens e quase 1 em cada 5 mulheres. Quem chega em casa e ao deitar consegue desligar a mente? Nem todo o mundo. O dia a dia costuma ser corrido para a maioria e por causa do estress e ansiedade que acompanham a rotina, é difícil mesmo  'apagar' e adormecer.

Otorrino Já

CHEGA de espera! Marque sua consulta de imediato em poucos cliques. Baixe o App e encontre o médico mais perto de você.

Otorrino Já - IOS Otorrino Já - Android