Coorlece - Cooperativa de Otorrinolaringologia do Estado do Ceará

Notícias

Saúde vocal dos professores

O professor tem a voz como instrumento de trabalho. E muitos deles, na sala de aula, se preocupam com a 'matéria dada'. Conteúdo repassado direitinho para os alunos. No entanto, os professores deveriam se preocupar também com a saúde vocal. Isso é sério. Muitos tem uma rotina diária de seis a oito horas falando sem parar. E isso pode causar sérias conseqüências como calos nas cordas vocais, cansaço, perda das intensidade da voz , rouquidão etc.  

Os causadores das patologias na voz dos professores

Os educadores costumar falar virados para o quadro e conseqüentemente acabam inalando o pós do giz. Além disso, nem todas as salas de aula são bem ventiladas, o que acarreta também o aumento da respiração do pó de giz. Falar mais alto que os alunos também não ajuda muito.

O que as escolas podem fazer para melhorar a saúde vocal dos professores?

A instalação de sistema de som para o uso de microfones em salas maiores e a ingestão de líquidos podem ser boas tentativas de melhorar a saúde dos profissionais. Intervalos para que os educadores 'descansem' a voz também ajuda.

Dicas para manter uma voz saudável

*Tomar 2 litros de água diariamente para evitar a desidratação.

*Manter a intensidade normal da voz e articular bem. Nada de gritar ou cochichar.

*Aquecer a voz antes de usá-la por muito tempo profissionalmente. Principalmente nossos queridos professores.  Atenção! Cinco minutos de aquecimento vocal no caminho da escola pode fazer uma grande diferença.

*Após uma aula, onde se usou muito a voz, é necessário fazer um desaquecimento vocal. Como assim? Pode ser apenas permanecer cinco minutos sem falar.

E professores com distúrbios na voz. O que fazer?

Sintomas como rouquidão, cansaço ao falar e dor na garganta por mais de duas semanas devem ser investigados por um médico Otorrinolaringologista. O profissional conta com ajuda de exames endoscópicos para o correto diagnóstico. Dentre os exames utilizados temos a video-laringoscopia (avalia a laringe como um todo) sendo o exame principal na avaliação da rouquidão. Lembrando que o diagnóstico precoce é sempre bem vindo. O acompanhamento com um fonoaudiólogo também ajudará no tratamento. As técnicas vocais fortalecem os músculos do aparelho e evitam sérios problemas futuros como câncer de laringe.

 

Câncer de Laringe

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, o câncer da laringe corresponde a 25% dos tumores diagnosticados nessa região e 2% de todas as doenças malignas. Em 2016, foram registrados mais de 7 mil novos casos. 
No caso do câncer de laringe, se detectado precocemente, 90% dos casos tem chance.

Portanto, nada de descuidar da saúde vocal.  Sendo você um profissional da voz , faça exames periódicos. Procure um otorrinolarigologista. Ele juntamente com sua equipe pode avaliar o seu caso  para um tratamento específico e eficaz.

Notícias

Alergias Respiratórias

  A alergia é uma reação exagerada do sistema imunológico em relação a certas substâncias da natureza, que são chamadas de alérgenos. Essas reações são provocadas por substâncias habitualmente inofensivas para a maioria das pessoas. No caso das alergias respiratórias superiores, pode

Dia Nacional do Surdo e a importância dos exames preventivos

  O dia 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, é um dia importante para destacar a importância da prevenção e o diagnóstico precoce da surdez. A data marca a criação da primeira escola de surdos no Brasil, no Rio de Janeiro, em 1857. Cerca de 10 milhões de brasileiros possuem alguma defici

Por que as mulheres sofrem mais com problemas no sono?

A insônia é um problema que atinge uma parcela significativa da população mundial. Em todas as partes do planeta, pessoas com dificuldade para dormir sofrem problemas cotidianos como o lapso de atenção e a falta de desempenho em atividades necessárias como o estudo e o trabalho. Mas você sab
20 Anos Coorlece