Coorlece - Cooperativa de Otorrinolaringologia do Estado do Ceará

Notícias

Alergias Respiratórias

 

A alergia é uma reação exagerada do sistema imunológico em relação a certas substâncias da natureza, que são chamadas de alérgenos. Essas reações são provocadas por substâncias habitualmente inofensivas para a maioria das pessoas. No caso das alergias respiratórias superiores, podem provocar rinite. Já nas aéreas inferiores desencadeiam asma.

Acredita-se que vários fatores ambientais influenciam o desenvolvimento dessas doenças respiratórias em indivíduos geneticamente suscetíveis. Os agentes que causam esse tipo de alergia são antígenos inalantes em suspensão no ar que penetram no organismo através das vias aéreas: ácaros da poeira doméstica, fungos, epitélios de animais e pólen. 

Ácaros

Os ácaros são os principais responsáveis (dentre este grupo) pelo sintoma de alergia respiratória. São seres não visíveis a olho nu e suas fezes representam o maior grau de alergenicidade do ácaro, alimentam-se de pele descamada, de fungos e de outras substâncias ricas em proteína. Desenvolvem-se em locais com muito pó, com temperatura entre 18 a 26 graus, pouca luminosidade e umidade maior que 50%. São encontrados em colchões, travesseiros, tapetes, carpetes, brinquedos de pelúcia.

Fungos

Os fungos são encontrados em suspensão no ar e em ambientes fechados como sótãos, porões, armários, malas, podendo aparecer também em banheiros, cozinhas, nos rejuntes de azulejos, em umidificadores e em locais quentes e mal ventilados. 

Locais com umidade elevada e poeira podem ser uma ótima oportunidade para instalação de fungos, por isso podem estar presentes também em ar condicionados sem manutenção, colchões e travesseiros.

Animais

A alergia a animais prevalece em cachorros e gatos, porém ao contrário do que pensam, os pelos não são considerados os mais alergênicos, as proteínas da saliva e urina ligadas ao pelo são os alérgenos mais importantes, assim como o epitélio descamado, que são as caspas. Os antígenos podem ser carregados nas roupas para as escolas, escritórios, automóveis, locais onde o animal nunca apareceu.

Pólen

Os polens são grãos microscópicos destinados à fecundação das plantas. Determinadas espécies são levadas pelo ar numa época determinada chamada de período de polinização. Os grãos de polens das plantas produzem alergia respiratória por inalação. A doença polínica é mais frequente nas regiões da Europa, Argentina e Estados Unidos. No Brasil pode ser encontrada essa alergia nos estados da região sul.

Outros fatores

Inalação de irritantes inespecíficos (odores fortes, de perfumes, produtos de limpeza, gás de cozinha, fumaça de cigarro (destaca-se o tabagismo passivo onde a população infantil pode inalar partículas do cigarro), poluentes ambientais, inalação de ar frio e seco também podem desencadear os problemas. 

Quer saber mais sobre as alergias? Acesse nosso blog e leia mais conteúdo relacionado! 


Notícias

Alergias Respiratórias

  A alergia é uma reação exagerada do sistema imunológico em relação a certas substâncias da natureza, que são chamadas de alérgenos. Essas reações são provocadas por substâncias habitualmente inofensivas para a maioria das pessoas. No caso das alergias respiratórias superiores, pode

Dia Nacional do Surdo e a importância dos exames preventivos

  O dia 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, é um dia importante para destacar a importância da prevenção e o diagnóstico precoce da surdez. A data marca a criação da primeira escola de surdos no Brasil, no Rio de Janeiro, em 1857. Cerca de 10 milhões de brasileiros possuem alguma defici

Por que as mulheres sofrem mais com problemas no sono?

A insônia é um problema que atinge uma parcela significativa da população mundial. Em todas as partes do planeta, pessoas com dificuldade para dormir sofrem problemas cotidianos como o lapso de atenção e a falta de desempenho em atividades necessárias como o estudo e o trabalho. Mas você sab
20 Anos Coorlece