Coorlece - Cooperativa de Otorrinolaringologia do Estado do Ceará

Notícias

Nariz entupido: saiba como resolver

Quem nunca passou por incômodos nasais que atrapalham respirar, comer, fazer as atividades do dia a dia e até mesmo falar? Um dos mais comuns é o nariz obstruído, que é muito comum em casos de gripe, resfriado, rinite e sinusite.

Como desentupir o nariz pode parecer um mistério, mas há ótimas alternativas e métodos simples que podem ajudar a acabar ou aliviar este problema. Abaixo, listamos algumas delas:

Massageie o seio nasal

Embora algumas pessoas acreditem que o muco é a causa do nariz entupido, a verdade é que, apesar de ele atrapalhar, o que realmente impede a passagem do ar é o edema (inchaço) das mucosas. Esse edema, por sua vez, é causado pela inflamação e ingurgitamento dos vasos sanguíneos da região.

Ao fazer a massagem dos seios nasais, é possível estimular a circulação sanguínea da área, além de auxiliar na dissolução e distribuição do muco. É preciso usar os dedos indicadores médios, com as mãos sobre os seios maxilares, abaixo da cavidade ocular.

Depois é só fazer movimentos circulares por 20 ou 30 segundos nas regiões próximas ao nariz e também abaixo dos olhos. Movimentos circulares para fora, com os polegares apoiados sobre as bochechas, também ajudam.

Umidifique o ar

“Umidificar o ar é muito importante para melhorar os sintomas, já que o ar seco irrita as mucosas e piora a congestão nasal. Embora o nebulizador e o umidificador possam ajudar, banhos quentes também podem ser uma opção”, aponta o médico XXX, da Coorlece.

O vapor d’água atravessa o sistema respiratório, diluindo o muco e descongestionando temporariamente o nariz. Também é possível colocar água quente em uma bacia, aproximar o rosto do vapor e colocar uma toalha. Isso fará uma espécie de “cobertura”, impedindo o vapor de sair rapidamente.

Lavagem da cavidade nasal

Lavar a cavidade nasal é essencial, principalmente quando a secreção está espessa ou amarelada. Nesse processo, basta colocar o soro em uma narina até que ele saia pela outra ou caía na garganta. 10 a 20 ml de soro são o suficiente em um adulto e 2,5ml a 5ml nas crianças,  ao menos duas vez ao dia. Existem até alguns produtos específicos que podem ajudar a realizar as lavagens. Consulte um médico para indicações.

Medicamentos para o tratamento do nariz entupido

Os medicamentos são necessários apenas quando os sintomas estão muito intensos. Já quando o incômodo é causado por fumaças, cheiros fortes, comidas picantes, corpos estranhos obstruindo a passagem de ar (caso muito comum em crianças pequenas) e pólipos nasais, os remédios não poderão ajudar.

 

Em casos de viroses como gripes e resfriados, por exemplo, não há como tratar a infecção, mas os sintomas podem ser amenizados até que o vírus seja controlado pelo sistema imunológico.

Não deixe de conferir mais conteúdo relacionado em nosso blog! Acesse e boa leitura!

Notícias

Alergias Respiratórias

  A alergia é uma reação exagerada do sistema imunológico em relação a certas substâncias da natureza, que são chamadas de alérgenos. Essas reações são provocadas por substâncias habitualmente inofensivas para a maioria das pessoas. No caso das alergias respiratórias superiores, pode

Dia Nacional do Surdo e a importância dos exames preventivos

  O dia 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, é um dia importante para destacar a importância da prevenção e o diagnóstico precoce da surdez. A data marca a criação da primeira escola de surdos no Brasil, no Rio de Janeiro, em 1857. Cerca de 10 milhões de brasileiros possuem alguma defici

Por que as mulheres sofrem mais com problemas no sono?

A insônia é um problema que atinge uma parcela significativa da população mundial. Em todas as partes do planeta, pessoas com dificuldade para dormir sofrem problemas cotidianos como o lapso de atenção e a falta de desempenho em atividades necessárias como o estudo e o trabalho. Mas você sab
20 Anos Coorlece