Coorlece - Cooperativa de Otorrinolaringologia do Estado do Ceará

Notícias

Rinite e Sinusite: semelhanças e diferenças

Poucas pessoas entendem o que difere as duas doenças, apesar de já serem tratadas como uma só 

A rinite e a sinusite são as doenças alérgicas do sistema otorrinolaringológico que mais afetam brasileiros e que possuem semelhanças quanto a seus sintomas e atuações no corpo. Segundo dados da Cooperativa dos Otorrinos do Ceará (Coorlece), somente no Ceará, cerca de 40% dos atendimentos realizados por otorrinos envolvem quadros alérgicos e crises de garganta, principalmente a rinite.


Conforme o otorrino e presidente da Coorlece, João Paulo Bastos, no segundo semestre de cada ano os quadros ficam ainda mais frequentes por conta dos fortes ventos e do clima seco serem características da época do ano. Outro fator preponderante para o grande número de pessoas que possuem estas doenças são as heranças genéticas. Uma mãe com rinite aumenta em 45% a 50% a incidência nos filhos, o pai, de 35% a 40%.


Raramente a sinusite ocorre sem a rinite, que se caracteriza pelo acometimento da mucosa nasal. Atualmente, as disfunções vêm sendo tratadas entre os otorrinos como uma só: a rinossinusite. “Contudo, essa nomenclatura ainda não é 100% difundida entre os médicos, devido ao fato da rinite não ocasionar, necessariamente, uma sinusite”, diz o especialista.


Diferenças


Apesar das similaridades, as duas doenças possuem sim diferenças. “A rinite é uma inflamação da mucosa do nariz, não se espalhando para outras partes do rosto; é alérgica pode levar a complicações como otites, sinusites, roncos, respiração bucal e alterações na posição dos dentes, além de piorar as crises de asma”, explica o Dr. João Paulo.


Já a sinusite ou rinossinusite é uma inflamação da mucosa que reveste os seios da face, ou maçã do rosto, (também chamados de cavidades paranasais) cavidades no interior dos ossos do rosto. “É a causadora mais comum de dores faciais, cefaleias frontais, que são dores mais localizadas na testa, e dores no ouvido”, finaliza.


Inspira! Comunicação e Marketing
Assessoria de imprensa da Coorlece
Jornalistas: Ana Lídia Coutinho (85) 98855.9844 | analidia@agenciainspira.com
Mônika Vieira (85) 98779.2007 | monika@agenciainspira.com

Notícias

Quais os principais tratamentos da labirintite?

Uma coisa que muita gente não sabe é que a labirintite pode desaparecer sozinha. Em algumas semanas, ela some por completo. Contudo, quando necessário, o tratamento visa principalmente a redução dos sintomas. Se a causa for infecção bacteriana, o médico lhe receitará um antibiótico e os si

O que é labirintite?

A labirintite é um termo comumente usado para designar uma afecção que pode comprometer tanto o equilíbrio quanto a audição. A condição afeta o labirinto, estrutura da orelha interna constituída pela cóclea (responsável pela audição) e o vestíbulo (responsável pelo equilíbrio). O uso

Sinusite em crianças

  Caracterizada como a infecção causada por bactérias na região dos seios paranasais, ou seja, cavidades revestidas por mucosas localizadas dentro do crânio, próximos ao nariz. Pode aparecer em vários pontos da face da criança: na testa (frontal), nas maçãs do rosto (maxilar), entre os o
20 Anos Coorlece