Coorlece - Cooperativa de Otorrinolaringologia do Estado do Ceará

Notícias

Rinite e Sinusite: semelhanças e diferenças

Poucas pessoas entendem o que difere as duas doenças, apesar de já serem tratadas como uma só 

A rinite e a sinusite são as doenças alérgicas do sistema otorrinolaringológico que mais afetam brasileiros e que possuem semelhanças quanto a seus sintomas e atuações no corpo. Segundo dados da Cooperativa dos Otorrinos do Ceará (Coorlece), somente no Ceará, cerca de 40% dos atendimentos realizados por otorrinos envolvem quadros alérgicos e crises de garganta, principalmente a rinite.


Conforme o otorrino e presidente da Coorlece, João Paulo Bastos, no segundo semestre de cada ano os quadros ficam ainda mais frequentes por conta dos fortes ventos e do clima seco serem características da época do ano. Outro fator preponderante para o grande número de pessoas que possuem estas doenças são as heranças genéticas. Uma mãe com rinite aumenta em 45% a 50% a incidência nos filhos, o pai, de 35% a 40%.


Raramente a sinusite ocorre sem a rinite, que se caracteriza pelo acometimento da mucosa nasal. Atualmente, as disfunções vêm sendo tratadas entre os otorrinos como uma só: a rinossinusite. “Contudo, essa nomenclatura ainda não é 100% difundida entre os médicos, devido ao fato da rinite não ocasionar, necessariamente, uma sinusite”, diz o especialista.


Diferenças


Apesar das similaridades, as duas doenças possuem sim diferenças. “A rinite é uma inflamação da mucosa do nariz, não se espalhando para outras partes do rosto; é alérgica pode levar a complicações como otites, sinusites, roncos, respiração bucal e alterações na posição dos dentes, além de piorar as crises de asma”, explica o Dr. João Paulo.


Já a sinusite ou rinossinusite é uma inflamação da mucosa que reveste os seios da face, ou maçã do rosto, (também chamados de cavidades paranasais) cavidades no interior dos ossos do rosto. “É a causadora mais comum de dores faciais, cefaleias frontais, que são dores mais localizadas na testa, e dores no ouvido”, finaliza.


Inspira! Comunicação e Marketing
Assessoria de imprensa da Coorlece
Jornalistas: Ana Lídia Coutinho (85) 98855.9844 | analidia@agenciainspira.com
Mônika Vieira (85) 98779.2007 | monika@agenciainspira.com

Notícias

Por que as mulheres sofrem mais com problemas no sono?

A insônia é um problema que atinge uma parcela significativa da população mundial. Em todas as partes do planeta, pessoas com dificuldade para dormir sofrem problemas cotidianos como o lapso de atenção e a falta de desempenho em atividades necessárias como o estudo e o trabalho. Mas você sab

Perda do Olfato

Para quem desconhece, a anosmia é a perda total do olfato. A maioria das pessoas com anosmia consegue reconhecer as substâncias salgadas, doces, ácidas e amargas, mas não pode dizer a diferença entre sabores específicos. A capacidade de dizer a diferença entre os sabores realmente só depende

Câncer de laringe

A laringe é a parte da garganta que contém as cordas vocais e participa da fala, mas tem outras importantes funções como a respiração e a proteção dos pulmões da aspiração de alimentos na deglutição. Ela é dividida em subglote, glote e supraglote. É na glote que estão as cordas vocai
20 Anos Coorlece