Coorlece - Cooperativa de Otorrinolaringologia do Estado do Ceará

Notícias

Rinite e Sinusite: semelhanças e diferenças

Poucas pessoas entendem o que difere as duas doenças, apesar de já serem tratadas como uma só 

A rinite e a sinusite são as doenças alérgicas do sistema otorrinolaringológico que mais afetam brasileiros e que possuem semelhanças quanto a seus sintomas e atuações no corpo. Segundo dados da Cooperativa dos Otorrinos do Ceará (Coorlece), somente no Ceará, cerca de 40% dos atendimentos realizados por otorrinos envolvem quadros alérgicos e crises de garganta, principalmente a rinite.


Conforme o otorrino e presidente da Coorlece, João Paulo Bastos, no segundo semestre de cada ano os quadros ficam ainda mais frequentes por conta dos fortes ventos e do clima seco serem características da época do ano. Outro fator preponderante para o grande número de pessoas que possuem estas doenças são as heranças genéticas. Uma mãe com rinite aumenta em 45% a 50% a incidência nos filhos, o pai, de 35% a 40%.


Raramente a sinusite ocorre sem a rinite, que se caracteriza pelo acometimento da mucosa nasal. Atualmente, as disfunções vêm sendo tratadas entre os otorrinos como uma só: a rinossinusite. “Contudo, essa nomenclatura ainda não é 100% difundida entre os médicos, devido ao fato da rinite não ocasionar, necessariamente, uma sinusite”, diz o especialista.


Diferenças


Apesar das similaridades, as duas doenças possuem sim diferenças. “A rinite é uma inflamação da mucosa do nariz, não se espalhando para outras partes do rosto; é alérgica pode levar a complicações como otites, sinusites, roncos, respiração bucal e alterações na posição dos dentes, além de piorar as crises de asma”, explica o Dr. João Paulo.


Já a sinusite ou rinossinusite é uma inflamação da mucosa que reveste os seios da face, ou maçã do rosto, (também chamados de cavidades paranasais) cavidades no interior dos ossos do rosto. “É a causadora mais comum de dores faciais, cefaleias frontais, que são dores mais localizadas na testa, e dores no ouvido”, finaliza.


Inspira! Comunicação e Marketing
Assessoria de imprensa da Coorlece
Jornalistas: Ana Lídia Coutinho (85) 98855.9844 | analidia@agenciainspira.com
Mônika Vieira (85) 98779.2007 | monika@agenciainspira.com

Notícias

Inflamações na garganta e ouvido - cuidado! busque tratamento adequado

Garganta e ouvidos estão interconectados por pequenos canais. E ter uma infecção em uma dessas regiões não é nada agradável, especialmente por conta da dor e do incômodo presentes. Uma dor de garganta, por exemplo, pode ser responsável por uma possível infecção de ouvido. Basicamente, n

Labirintite ? dicas para lidar com o desconforto

  A labirintite é uma doença do ouvido que afeta o labirinto, estrutura responsável pelo equilíbrio. As pessoas costumam chamar qualquer distúrbio na região do ouvido interno de labirintite, porém o mais correto é empregar o termo vestibulopatia para os distúrbios do equilíbrio corporal

Atraso na fala: pais devem ficar em alerta

 O desenvolvimento da fala da criança, entre outros aspectos, é um processo que deve ser acompanhando pelos pais. Não podemos resumir o tema com o conceito “tem que estar falando aos X anos”. É preciso deixar claro que a fala e a linguagem são duas coisas diferentes. Fala é o ato de se e