Otorrino Já

CHEGA de espera! Marque sua consulta de imediato em poucos cliques. Baixe o App e encontre o médico mais perto de você.

Otorrino Já - IOS Otorrino Já - Android
Coorlece - Cooperativa de Otorrinolaringologia do Estado do Ceará

Notícias

Rinite e Sinusite: semelhanças e diferenças

Poucas pessoas entendem o que difere as duas doenças, apesar de já serem tratadas como uma só 

A rinite e a sinusite são as doenças alérgicas do sistema otorrinolaringológico que mais afetam brasileiros e que possuem semelhanças quanto a seus sintomas e atuações no corpo. Segundo dados da Cooperativa dos Otorrinos do Ceará (Coorlece), somente no Ceará, cerca de 40% dos atendimentos realizados por otorrinos envolvem quadros alérgicos e crises de garganta, principalmente a rinite.


Conforme o otorrino e presidente da Coorlece, João Paulo Bastos, no segundo semestre de cada ano os quadros ficam ainda mais frequentes por conta dos fortes ventos e do clima seco serem características da época do ano. Outro fator preponderante para o grande número de pessoas que possuem estas doenças são as heranças genéticas. Uma mãe com rinite aumenta em 45% a 50% a incidência nos filhos, o pai, de 35% a 40%.


Raramente a sinusite ocorre sem a rinite, que se caracteriza pelo acometimento da mucosa nasal. Atualmente, as disfunções vêm sendo tratadas entre os otorrinos como uma só: a rinossinusite. “Contudo, essa nomenclatura ainda não é 100% difundida entre os médicos, devido ao fato da rinite não ocasionar, necessariamente, uma sinusite”, diz o especialista.


Diferenças


Apesar das similaridades, as duas doenças possuem sim diferenças. “A rinite é uma inflamação da mucosa do nariz, não se espalhando para outras partes do rosto; é alérgica pode levar a complicações como otites, sinusites, roncos, respiração bucal e alterações na posição dos dentes, além de piorar as crises de asma”, explica o Dr. João Paulo.


Já a sinusite ou rinossinusite é uma inflamação da mucosa que reveste os seios da face, ou maçã do rosto, (também chamados de cavidades paranasais) cavidades no interior dos ossos do rosto. “É a causadora mais comum de dores faciais, cefaleias frontais, que são dores mais localizadas na testa, e dores no ouvido”, finaliza.


Inspira! Comunicação e Marketing
Assessoria de imprensa da Coorlece
Jornalistas: Ana Lídia Coutinho (85) 98855.9844 | analidia@agenciainspira.com
Mônika Vieira (85) 98779.2007 | monika@agenciainspira.com

Notícias

Qualidade do sono e respiração

A apneia  afeta mais de 3 em cada 10 homens e quase 1 em cada 5 mulheres. Quem chega em casa e ao deitar consegue desligar a mente? Nem todo o mundo. O dia a dia costuma ser corrido para a maioria e por causa do estress e ansiedade que acompanham a rotina, é difícil mesmo  'apagar' e adormecer.

Saúde vocal dos professores

O professor tem a voz como instrumento de trabalho. E muitos deles, na sala de aula, se preocupam com a 'matéria dada'. Conteúdo repassado direitinho para os alunos. No entanto, os professores deveriam se preocupar também com a saúde vocal. Isso é sério. Muitos tem uma rotina diária de seis a

Otorrino Já

CHEGA de espera! Marque sua consulta de imediato em poucos cliques. Baixe o App e encontre o médico mais perto de você.

Otorrino Já - IOS Otorrino Já - Android