Coorlece - Cooperativa de Otorrinolaringologia do Estado do Ceará

Notícias

Sangramento Nasal

Quem já apresentou em si ou presenciou um filho com quadro de sangramento nasal sabe o quanto isto é preocupante e angustiante. Logo surgem idéias como "será que estou tendo um AVC, um derrame ?" ou "será que é um câncer ?",  levando geralmente a um quadro de ansiedade pessoal e da família que só complicam o problema.

Na realidade o sangramento nasal ou epistaxe, tecnicamente falando, é bem mais comum do que imaginamos e na  maioria das situações têm uma intensidade leve a moderada e não significa uma doença mais séria como causa. Até 90% dos casos têm como causa alguma alteração local como desvio de septo, ferimentos por manipulação (dedose), algum vaso sanguíneo alterado ou ressecamento da mucosa de revestimento.

 Cabe ao médico otorrinolaringologista investigar cada caso a fim de buscar um diagnóstico preciso através da história clínica, exame físico e exames específicos como a nasofibroscopia ou exames de imagem com o objetivo de excluir a possibilidade do problema ter  realmente uma origem mais específica como  tumores tipo hemangiomas ou angiofibromas , para citar os mais comuns.

O tratamento deve ser individualizado, a depender da causa e da severidade de cada caso. Podem ser feitos cuidados locais como limpeza, aspiração, cauterização química do septo nasal com ácido ou colocação de tampões. Deve-se ter cuidado com o controle de possíveis alterações sistêmicas como distúrbios de coagulação sanguínea e Hipertensão Arterial. Em casos mais graves, podem ser necessários procedimentos cirúrgicos como cauterização de artérias importantes na irrigação sanguínea do nariz e até embolizações.

Portanto o mais importante a fazer é tentar manter a calma e procurar uma Emergência em Otorrinolaringologia para controlar o sangramento, investigar cada caso e buscar um tratamento definitivo.

Notícias

Por que as mulheres sofrem mais com problemas no sono?

A insônia é um problema que atinge uma parcela significativa da população mundial. Em todas as partes do planeta, pessoas com dificuldade para dormir sofrem problemas cotidianos como o lapso de atenção e a falta de desempenho em atividades necessárias como o estudo e o trabalho. Mas você sab

Perda do Olfato

Para quem desconhece, a anosmia é a perda total do olfato. A maioria das pessoas com anosmia consegue reconhecer as substâncias salgadas, doces, ácidas e amargas, mas não pode dizer a diferença entre sabores específicos. A capacidade de dizer a diferença entre os sabores realmente só depende

Câncer de laringe

A laringe é a parte da garganta que contém as cordas vocais e participa da fala, mas tem outras importantes funções como a respiração e a proteção dos pulmões da aspiração de alimentos na deglutição. Ela é dividida em subglote, glote e supraglote. É na glote que estão as cordas vocai
20 Anos Coorlece