Coorlece - Cooperativa de Otorrinolaringologia do Estado do Ceará

Notícias

Sinusite em crianças

 

Caracterizada como a infecção causada por bactérias na região dos seios paranasais, ou seja, cavidades revestidas por mucosas localizadas dentro do crânio, próximos ao nariz. Pode aparecer em vários pontos da face da criança: na testa (frontal), nas maçãs do rosto (maxilar), entre os olhos e o nariz (etmoidal), nos vértices da cabeça (esfenoidal) ou até mesmo a pansinusite, que atinge todas essas áreas.

Causas

Pode surgir em decorrência do vírus da gripe, melhorando em apenas sete dias, há também a possibilidade de a sinusite ser causada por fungos ou por bactérias. Nesse último caso, os sinais não recuam em cerca de duas semanas. A sinusite também pode surgir como agravante de outras infecções que tomam conta do trato respiratório como a rinite alérgica ou a rinofaringite.

Além disso, é extremamente comum que crianças que possuem pais ou responsáveis que fumam desenvolvam a enfermidade. Outras condições como o desvio de septo, tumores no nariz, deficiências do sistema imunológico e asma estão relacionados com a sinusite.

Sintomas

Os sinais mais comuns são tosse de dia, com considerável piora na frequência à noite, febre, pálpebras inchadas, dores no corpo, moleza, coriza, diminuição no apetite, nariz entupido, com secreção purulenta.

A infecção aparece em crianças com mais de seis meses de idade, e os pequenos podem sofrer por causa disso mais de cinco vezes por ano.

Tratamento

No caso da infecção causada por vírus, o tratamento é feito com analgésicos, antitérmicos e descongestionantes, até que os sintomas desapareçam. Para as inflamações causadas por bactérias ou que já atingiram o nível crônico, o médico receitará antibióticos e corticóides.

No caso da sinusite fúngica, dependendo da sua gravidade, a cirurgia de drenagem da região poderá ser recomendada, caso o tratamento medicamentoso não funcione.


Notícias

Quais os principais tratamentos da labirintite?

Uma coisa que muita gente não sabe é que a labirintite pode desaparecer sozinha. Em algumas semanas, ela some por completo. Contudo, quando necessário, o tratamento visa principalmente a redução dos sintomas. Se a causa for infecção bacteriana, o médico lhe receitará um antibiótico e os si

O que é labirintite?

A labirintite é um termo comumente usado para designar uma afecção que pode comprometer tanto o equilíbrio quanto a audição. A condição afeta o labirinto, estrutura da orelha interna constituída pela cóclea (responsável pela audição) e o vestíbulo (responsável pelo equilíbrio). O uso

Sinusite em crianças

  Caracterizada como a infecção causada por bactérias na região dos seios paranasais, ou seja, cavidades revestidas por mucosas localizadas dentro do crânio, próximos ao nariz. Pode aparecer em vários pontos da face da criança: na testa (frontal), nas maçãs do rosto (maxilar), entre os o