Coorlece - Cooperativa de Otorrinolaringologia do Estado do Ceará

Notícias

Sinusite em crianças

 

Caracterizada como a infecção causada por bactérias na região dos seios paranasais, ou seja, cavidades revestidas por mucosas localizadas dentro do crânio, próximos ao nariz. Pode aparecer em vários pontos da face da criança: na testa (frontal), nas maçãs do rosto (maxilar), entre os olhos e o nariz (etmoidal), nos vértices da cabeça (esfenoidal) ou até mesmo a pansinusite, que atinge todas essas áreas.

Causas

Pode surgir em decorrência do vírus da gripe, melhorando em apenas sete dias, há também a possibilidade de a sinusite ser causada por fungos ou por bactérias. Nesse último caso, os sinais não recuam em cerca de duas semanas. A sinusite também pode surgir como agravante de outras infecções que tomam conta do trato respiratório como a rinite alérgica ou a rinofaringite.

Além disso, é extremamente comum que crianças que possuem pais ou responsáveis que fumam desenvolvam a enfermidade. Outras condições como o desvio de septo, tumores no nariz, deficiências do sistema imunológico e asma estão relacionados com a sinusite.

Sintomas

Os sinais mais comuns são tosse de dia, com considerável piora na frequência à noite, febre, pálpebras inchadas, dores no corpo, moleza, coriza, diminuição no apetite, nariz entupido, com secreção purulenta.

A infecção aparece em crianças com mais de seis meses de idade, e os pequenos podem sofrer por causa disso mais de cinco vezes por ano.

Tratamento

No caso da infecção causada por vírus, o tratamento é feito com analgésicos, antitérmicos e descongestionantes, até que os sintomas desapareçam. Para as inflamações causadas por bactérias ou que já atingiram o nível crônico, o médico receitará antibióticos e corticóides.

No caso da sinusite fúngica, dependendo da sua gravidade, a cirurgia de drenagem da região poderá ser recomendada, caso o tratamento medicamentoso não funcione.


Notícias

Nariz entupido: saiba como resolver

Quem nunca passou por incômodos nasais que atrapalham respirar, comer, fazer as atividades do dia a dia e até mesmo falar? Um dos mais comuns é o nariz obstruído, que é muito comum em casos de gripe, resfriado, rinite e sinusite. Como desentupir o nariz pode parecer um mistério, mas há ótim

Misofonia: você sabe o que é?

A misofonia se trata de uma sensibilidade seletiva a sons, ou seja, não existe um problema auditivo em si. É na verdade uma percepção alterada que a pessoa desenvolve a respeito destes sons. Vamos a um exemplo mais prático: você conhece alguém ou é a pessoa que se irrita com determinados so

Álcool pode prejudicar a faringe/laringe?

  Beber uma cervejinha de vez em quando é bom. Mas o que não pode ocorrer é a pessoa abusar do álcool. Você sabia que a ingestão em demasia causa uma série de problemas no seu organismo?  Segundo pesquisas, o uso regular de álcool aumenta o risco de câncer na boca. Aproximadamente 50% d

Dr. FRANCISCO TIAGO BARROSO CHAGAS
CRM: 10119

20 Anos Coorlece