Coorlece - Cooperativa de Otorrinolaringologia do Estado do Ceará

Notícias

Sinusite em crianças

 

Caracterizada como a infecção causada por bactérias na região dos seios paranasais, ou seja, cavidades revestidas por mucosas localizadas dentro do crânio, próximos ao nariz. Pode aparecer em vários pontos da face da criança: na testa (frontal), nas maçãs do rosto (maxilar), entre os olhos e o nariz (etmoidal), nos vértices da cabeça (esfenoidal) ou até mesmo a pansinusite, que atinge todas essas áreas.

Causas

Pode surgir em decorrência do vírus da gripe, melhorando em apenas sete dias, há também a possibilidade de a sinusite ser causada por fungos ou por bactérias. Nesse último caso, os sinais não recuam em cerca de duas semanas. A sinusite também pode surgir como agravante de outras infecções que tomam conta do trato respiratório como a rinite alérgica ou a rinofaringite.

Além disso, é extremamente comum que crianças que possuem pais ou responsáveis que fumam desenvolvam a enfermidade. Outras condições como o desvio de septo, tumores no nariz, deficiências do sistema imunológico e asma estão relacionados com a sinusite.

Sintomas

Os sinais mais comuns são tosse de dia, com considerável piora na frequência à noite, febre, pálpebras inchadas, dores no corpo, moleza, coriza, diminuição no apetite, nariz entupido, com secreção purulenta.

A infecção aparece em crianças com mais de seis meses de idade, e os pequenos podem sofrer por causa disso mais de cinco vezes por ano.

Tratamento

No caso da infecção causada por vírus, o tratamento é feito com analgésicos, antitérmicos e descongestionantes, até que os sintomas desapareçam. Para as inflamações causadas por bactérias ou que já atingiram o nível crônico, o médico receitará antibióticos e corticóides.

No caso da sinusite fúngica, dependendo da sua gravidade, a cirurgia de drenagem da região poderá ser recomendada, caso o tratamento medicamentoso não funcione.


Notícias

Alergias Respiratórias

  A alergia é uma reação exagerada do sistema imunológico em relação a certas substâncias da natureza, que são chamadas de alérgenos. Essas reações são provocadas por substâncias habitualmente inofensivas para a maioria das pessoas. No caso das alergias respiratórias superiores, pode

Dia Nacional do Surdo e a importância dos exames preventivos

  O dia 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, é um dia importante para destacar a importância da prevenção e o diagnóstico precoce da surdez. A data marca a criação da primeira escola de surdos no Brasil, no Rio de Janeiro, em 1857. Cerca de 10 milhões de brasileiros possuem alguma defici

Por que as mulheres sofrem mais com problemas no sono?

A insônia é um problema que atinge uma parcela significativa da população mundial. Em todas as partes do planeta, pessoas com dificuldade para dormir sofrem problemas cotidianos como o lapso de atenção e a falta de desempenho em atividades necessárias como o estudo e o trabalho. Mas você sab
20 Anos Coorlece