Coorlece - Cooperativa de Otorrinolaringologia do Estado do Ceará

Notícias

Atraso na fala: pais devem ficar em alerta

 O desenvolvimento da fala da criança, entre outros aspectos, é um processo que deve ser acompanhando pelos pais. Não podemos resumir o tema com o conceito “tem que estar falando aos X anos”.

É preciso deixar claro que a fala e a linguagem são duas coisas diferentes. Fala é o ato de se expressar através das palavras produzidas pela articulação dos lábios, da língua, e das demais estruturas da garganta, além do papel da vibração das cordas vocais.

Já a linguagem tem um conceito bem mais amplo e inclui todas as formas de se expressar e de captar as informações que façam sentido. Assim, para uma boa linguagem, além de falar adequadamente é importante ouvir bem, enxergar e ter a inteligência necessária para se comunicar e se exprimir, seja através da fala ou não.

Sinais de alerta

Alguns sinais de alerta precisam ser levados em consideração pelos pais, professores ou responsáveis com relação à fala. Por exemplo: crianças que não reagem aos sons ou que não balbuciam ou produzem sons com a voz (independentemente da idade); dificuldade de compreender frases ou solicitações verbais, não tentar imitar sons ou palavras, preferir gestos do que a voz para se comunicar (1 a 2 anos); não produzir palavras ou frases espontaneamente, repetir palavras sem um bom sentido para a comunicação (2 anos).

Causas possíveis do atraso no desenvolvimento da fala, quando não é apenas uma variação normal de criança para criança, estão associadas a alterações na língua, alterações neurológicas que afetam a cognição ou pouca estimulação das crianças pelos pais. Nesses casos, é importante procurar ajuda especializada junto a otorrinos, foniatras, pediatras, neurologistas pediátricos e fonoaudiólogos.

Dica para os pais

As crianças aprendem a falar ouvindo. Elas podem ter um atraso na fala mesmo havendo audição e cognição perfeitas, apenas por serem pouco estimuladas verbalmente pelos pais com historinhas, conversas e demais interações orais que devem fazer parte do dia a dia.

Gostou do post? Continue no site e leia as matérias já publicadas no portal!  Aproveite que está conectado e siga a Coorlece nas redes sociais!

Facebook: @coorlece

Instagram: @coorlece

Notícias

Quais os principais tratamentos da labirintite?

Uma coisa que muita gente não sabe é que a labirintite pode desaparecer sozinha. Em algumas semanas, ela some por completo. Contudo, quando necessário, o tratamento visa principalmente a redução dos sintomas. Se a causa for infecção bacteriana, o médico lhe receitará um antibiótico e os si

O que é labirintite?

A labirintite é um termo comumente usado para designar uma afecção que pode comprometer tanto o equilíbrio quanto a audição. A condição afeta o labirinto, estrutura da orelha interna constituída pela cóclea (responsável pela audição) e o vestíbulo (responsável pelo equilíbrio). O uso

Sinusite em crianças

  Caracterizada como a infecção causada por bactérias na região dos seios paranasais, ou seja, cavidades revestidas por mucosas localizadas dentro do crânio, próximos ao nariz. Pode aparecer em vários pontos da face da criança: na testa (frontal), nas maçãs do rosto (maxilar), entre os o