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Coorlece - Cooperativa de Otorrinolaringologia do Estado do Ceará

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Higiene do Sono: Você sabe do que se trata?

 

A insônia e o cansaço decorrente de noites mal dormidas são fatores complicadores para realizarmos nossas atividades do dia a dia


A hora de dormir é um dos momentos mais valorizados, esperados e importantes para a maioria das pessoas. É a oportunidade de dar um descanso ao corpo, revigorar as energias, e, quem sabe, ter bons sonhos. Contudo, para muitos, não é tão simples deitar-se e ter uma boa noite de sono. Muitos fatores podem explicar o porquê que você pode está dormindo mal, e, se a sua intenção é buscar um sono de melhor qualidade, existem medidas que podem ajudar de uma forma habitual e comportamental a ter noites muito mais tranquilas: é a chamada de higiene do sono.


Dependendo de sua saúde psicológica ou se você está sofrendo de algum distúrbio do sono, as medidas, quando adotadas à risca, costumam mostrar resultados a curto prazo. Mas, antes de sabermos quais atitudes precisamos tomar para melhorar nossas noites, primeiro precisamos entender conceitos básicos que definem o que é ter um sono bom.


Dormir bem é…?


Muita gente pensa que dormir bem está relacionado a dormir muitas horas de sono, mas isto não é verdade, a questão não é de quantidade de sono, mas, sim, qualidade. Dormir bem está mais ligado a ter uma noite tranquilo, sem interrupções, com certa facilidade em “pegar no sono” e dormir por um tempo razoável, por cerca de oito horas, em média, mas variando de indivíduo para indivíduo.


Um bom sono depende de vários fatores além dos psicológicos e habituais. Uma boa cama, um bom colchão, um local arejado e confortável, tudo isso auxilia e atua favoravelmente em todo o organismo. Além disso, a quantidade e a qualidade do sono dependem muito da idade. Você já deve ter percebido que um bebê recém-nascido dorme quase o tempo todo, só acordando para mamar, que os adolescentes possuem mais facilidades para dormir, e que após os 35 anos, o sono vai se tornando, em tese, mais frágil e fica mais difícil de rapidamente entrar no cochilo. Fatores psicológicos e padrões de cada idade explicam estes comportamentos.


Hábitos para “Higiene do Sono”


Agora chegou o momento mais esperado. Então, quais são esses tais hábitos que posso estar seguindo e melhorando minha saúde? Alguns são bem básicos e você já imaginava, provavelmente, que estariam aqui, como buscar dormir antes de meia noite, mais precisamente entre 22 e 23 hrs. Isso também vai variar em relação ao tempo de sono ideal para seu corpo e se você precisar acordar em um horário específico para ir trabalhar,  estudar, ou por conta de qualquer outro compromisso.

Também é importante eliminar desconfortos, seja em seu colchão, em seu quarto ou em sua vizinhança. Se não for possível solucionar com tanta facilidade, busque alternativas. Se o problema for algum barulho que o incomoda, tente dormir com algum “tampão” no ouvido, buscando isolar o som, mas, que não agrida, claro, sua saúde auditiva.

Algumas atitudes mais práticas podem também começar a serem tomadas, como deitar-se apenas para dormir quando estiver com sono, não ficar na cama sem dormir mais de 15-20 minutos, Não ir para a cama com fome (mas evitar comer muito e não consumir alimentos pesados ou que o deixe cheio demais) e não tomar líquidos estimulantes antes de dormir, como café e coca-cola.

Evite dormir durante o dia se você está encontrando dificuldades para dormir a noite para “guardar” seu sono para quando seu corpo mais precisa. Por fim, estabeleça um conjunto de atividades ou comportamentos que estimulam o organismo a se adequar a uma condição de pré-sono, como escovar os dentes, tomar um banho, preparar a roupa do dia seguinte, etc.

Tratamento integrado

Essas dicas são interessantes e importantes e exercem efeitos positivos na qualidade do sono e no número de horas que dormimos, no entanto, não resolverão os problemas em caso de insônia considerada crônica. É importante buscar uma equipe de profissionais que poderão atuar de maneira integrada com intervenções clínicas e terapêuticas que se complementam.

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