Coorlece - Cooperativa de Otorrinolaringologia do Estado do Ceará

Notícias

Limpeza excessiva causa alergias?

O consenso é de que limpeza é bom e sujeira é ruim. Essa definição abre espaço para o desenvolvimento de uma higiene excessiva e, ao contrário do que muitos pensam, tal ato pode ser muito prejudicial ao ser humano. Nosso corpo abriga uma quantidade infinita de bactérias. Elas estão presentes na microbiota intestinal e genital, por exemplo, conservando o funcionamento e a proteção de ameaças maiores.
 
É óbvio que um ambiente sujo prolifera bactérias nocivas e causadores de doenças graves ao ser humano, mas a limpeza extrema também não é a solução. É necessário encontrar o equilíbrio entre esses dois polos, promovendo o bem estar e a saúde humana. Para isso, a Coorlece te ajuda.
 
O que é a alergia
 
Quando uma substância desconhecida e inofensiva entra em contato com o nosso organismo, ele interpreta como uma grande ameaça e entra em ação. Assim surgem as alergias. Segundo estudiosos, tal reação é devido ao esquecimento do sistema imunológico em relação ao convívio com tais elementos.
 
Assim, a convivência com as bactérias benéficas é fundamental. Um exemplo são as crianças que nasceram de parto normal. Quando comparadas com as nascidas de cesárea, apresentam bem menos chances de desenvolverem alergias, devido ao contato com a microbiota vaginal da mãe.
 
Faxina
 
Em casa, a verdadeira solução é implantar uma rotina de faxina. Você não precisa fazer uma super faxina toda semana, apenas manter práticas conscientes. Atividades simples como fechar a tampa da privada já ajudam no cotidiano.
 
Banhos
 
Banhos são importantes, porém não excessivamente. Profissionais indicam não ser necessário tomar uma ducha longa diariamente, apenas tomar bastante cuidado com as áreas genitais e as de transpiração. Assim, as bactérias benéficas da epiderme são preservadas.
 
Animais de estimação 
 
Já é comprovado que o contato com o ar livre e animais de estimação, principalmente na infância, favorece o fortalecimento do sistema imunológico do indivíduo. Alergias e outras doenças como asma são menos comuns em pessoas que cresceram em ambientes livres de higiene excessiva.
 
Outros cuidados
 
No entanto, alguns hábitos jamais devem ser abandonados. Lavar as mãos continua sendo essencial, já que tais partes do corpo são os maiores agentes de infecções do ser humano.
 
Tirou as dúvidas sobre limpeza? Ainda tem alguma? Entre em contato conosco através do formulário no nosso site ou marque já a sua consulta imediata em poucos cliques. Baixe o aplicativo OtorrinoJÁ e encontre o médico mais perto de você! iOS: https://goo.gl/qqadTy | Android: https://goo.gl/SYoCbw


 
Inspira! Comunicação e Marketing 
Assessoria de imprensa da Coorlece 
Jornalistas: Ana Lídia Coutinho (85) 98855.9844 | analidia@agenciainspira.com 
Mônika Vieira (85) 98779.2007 | monika@agenciainspira.com
 

Notícias

Inflamações na garganta e ouvido - cuidado! busque tratamento adequado

Garganta e ouvidos estão interconectados por pequenos canais. E ter uma infecção em uma dessas regiões não é nada agradável, especialmente por conta da dor e do incômodo presentes. Uma dor de garganta, por exemplo, pode ser responsável por uma possível infecção de ouvido. Basicamente, n

Labirintite ? dicas para lidar com o desconforto

  A labirintite é uma doença do ouvido que afeta o labirinto, estrutura responsável pelo equilíbrio. As pessoas costumam chamar qualquer distúrbio na região do ouvido interno de labirintite, porém o mais correto é empregar o termo vestibulopatia para os distúrbios do equilíbrio corporal

Atraso na fala: pais devem ficar em alerta

 O desenvolvimento da fala da criança, entre outros aspectos, é um processo que deve ser acompanhando pelos pais. Não podemos resumir o tema com o conceito “tem que estar falando aos X anos”. É preciso deixar claro que a fala e a linguagem são duas coisas diferentes. Fala é o ato de se e