Coorlece - Cooperativa de Otorrinolaringologia do Estado do Ceará

Notícias

Urgências e pronto-atendimentos em otorrinolaringologia

""Os serviços privados de urgência e pronto-atendimentos em otorrinolaringologia oferecidos por hospitais e clínicas são mais comuns na cidade de Fortaleza que em outras capitais brasileiras. Isto tem facilitado o acesso da população à especialidade, porém há ressalvas quanto a este tipo de assistência que merecem destaque.

Há em Fortaleza cerca de 150 otorrinos para uma população de 2.500.000 pessoas, uma média de um profissional para cada 16.666 habitantes. Na região Nordeste a média é de 1:56.600 e no Brasil, 1:26.800. (Fonte: Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, Projeto Epidemiológico 2012). Ou seja, temos uma boa quantidade de profissionais e a idéia de que os consultórios estão sempre cheios, frequente em outras especialidades médicas, não corresponde à realidade, havendo apenas uma má distribuição destes especialistas.

O acompanhamento otorrinolaringológico em consultório deve ser prioridade para os pacientes. Depois do atendimento em Pronto-Socorro, o ideal é que o paciente seja acompanhado para dar seguimento ao tratamento.

Os Pronto-Atendimentos e urgências apresentam uma resolução rápida para os sintomas, para as crises de instalação rápida. Se o paciente apresenta um quadro alérgico por exemplo, é no consultório do otorrino que se fará o acompanhamento e a prevenção de novas crises. Estabilizado o quadro, a consulta poderá ser semestral ou até mesmo anual.

A consulta rápida nesses referidos serviços impede uma análise completa do paciente e tem essa peculiaridade pelo grande número de pessoas a serem atendidas, todas com alguma necessidade de atendimento imediato. Na quadra chuvosa aumentam os casos e muitos se aglomeram em Pronto-Socorros, quando o problema poderia ser resolvido em consultório por um médico que já conhece o paciente e seus antecedentes.

Óbvio que é importante levar em consideração a preocupação de pacientes e respectivas famílias diante de alguns sintomas mais eminentes, mas é salutar usar o bom senso : quando vão a grandes serviços de rápido atendimento, ficam mais expostos ao contágio de doenças de outros pacientes. Além disso, o uso destes importantes serviços por pacientes sem urgência real e que poderiam estar marcando uma consulta, costuma causar super-lotação dos mesmos, dificultando o acesso daqueles que realmente necessitam de atendimento imediato.

Estes são os indicativos de necessidade de visita a Urgências e Pronto-Atendimentos em Otorrinolaringologia:

1- Febres muito altas ou dores que não cedem a medidas comuns;
2- Sangramentos oronasais, sejam espontâneos, traumáticos ou pós-Cirúrgicos;
3- Corpos estranhos em nariz e ouvido (tais como insetos, sementes, pequenos brinquedos) ou garganta (como espinhas de peixe);
4- Paralisias faciais periféricas;
5- Surdez súbita.

Os demais casos se possível devem ser atendidos em consultórios com o seu médico.

Tenha o seu otorrinolaringologista de confiança!

 

...........................................................

Notícias

Alergias Respiratórias

  A alergia é uma reação exagerada do sistema imunológico em relação a certas substâncias da natureza, que são chamadas de alérgenos. Essas reações são provocadas por substâncias habitualmente inofensivas para a maioria das pessoas. No caso das alergias respiratórias superiores, pode

Dia Nacional do Surdo e a importância dos exames preventivos

  O dia 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, é um dia importante para destacar a importância da prevenção e o diagnóstico precoce da surdez. A data marca a criação da primeira escola de surdos no Brasil, no Rio de Janeiro, em 1857. Cerca de 10 milhões de brasileiros possuem alguma defici

Por que as mulheres sofrem mais com problemas no sono?

A insônia é um problema que atinge uma parcela significativa da população mundial. Em todas as partes do planeta, pessoas com dificuldade para dormir sofrem problemas cotidianos como o lapso de atenção e a falta de desempenho em atividades necessárias como o estudo e o trabalho. Mas você sab
20 Anos Coorlece