Coorlece - Cooperativa de Otorrinolaringologia do Estado do Ceará

Notícias

Caféina x doenças do labirinto

Região da orelha relacionada à noção de equilíbrio do corpo e também à audição, o labirinto pode ser alvo de várias doenças que causam diversos sintomas, entre eles dor de cabeça e vertigem. Mas você sabia que o consumo abusivo de café pode intensificar os sintomas das condições?

Isso porque a cafeína tende a estimular o labirinto. E não é só no café que ela é encontrada. Os “inofensivos” refrigerantes estão cheios dela. “É fundamental evitar o consumo de alimentos que estimulem demais o labirinto, como a cafeína presente no café e nos refrigerantes, especialmente naqueles à base de cola. Bebidas alcóolicas, porém, estão no topo da lista de proibições. Quem sofre de labirintose deve evitá-las ao máximo”, destaca o médico da Coorlece, Franzé Barros de Oliveira. E o pior: ela potencializa as tonturas e vertigens. 

Separamos também as principais doenças do labirinto: 

Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB)

O sintoma mais comum é a vertigem. O tratamento é simples. O médico realiza um procedimento chamado “manobra para reposicionamento dos cristais do labirinto, fazendo movimentos com a cabeça do paciente. Geralmente em duas manobras o problema é resolvido.

Doença de Meniére

Junto com a VPPB, compõem cerca de 50% das doenças do labirinto. A vertigem também é forte e durante a crise costuma haver outros sintomas, como zumbido, perda auditiva, náuseas e vômitos, sensação de pressão nos ouvidos o na cabeça. Terminada a crise, os sintomas podem desaparecer por completo.

Neurite vestibular

 É uma forte vertigem, sem outros sintomas. A pessoa fica mal e é tratada com anti-inflamatórios e com sintomáticos. Em geral, causa náuseas fortes, com vômitos e mal-estar. Às vezes, crise é tão intensa que necessita internamento.

Mantenha a saúde do labirinto em dia

A primeira dica é tomar cuidado especial com a alimentação, tendo uma dieta balanceada e evitando alimentos gordurosos ou ricos em açúcar e carboidratos. Cafeína e álcool também devem ser evitados. 

Outra atitude importante é ficar longe do cigarro. A nicotina e outras substâncias do cigarro são tóxicas para o labirinto. A prática de exercícios físicos também pode ajudar, pois estimula a circulação e o bem-estar de todo organismo. 

Enfim, um estilo de vida saudável, que une alimentação equilibrada e prática regular de exercícios físicos, além de evitar situações de estresse. 


Notícias

Alergias Respiratórias

  A alergia é uma reação exagerada do sistema imunológico em relação a certas substâncias da natureza, que são chamadas de alérgenos. Essas reações são provocadas por substâncias habitualmente inofensivas para a maioria das pessoas. No caso das alergias respiratórias superiores, pode

Dia Nacional do Surdo e a importância dos exames preventivos

  O dia 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, é um dia importante para destacar a importância da prevenção e o diagnóstico precoce da surdez. A data marca a criação da primeira escola de surdos no Brasil, no Rio de Janeiro, em 1857. Cerca de 10 milhões de brasileiros possuem alguma defici

Por que as mulheres sofrem mais com problemas no sono?

A insônia é um problema que atinge uma parcela significativa da população mundial. Em todas as partes do planeta, pessoas com dificuldade para dormir sofrem problemas cotidianos como o lapso de atenção e a falta de desempenho em atividades necessárias como o estudo e o trabalho. Mas você sab
20 Anos Coorlece