Coorlece - Cooperativa de Otorrinolaringologia do Estado do Ceará

Notícias

Cotonetes e limpeza dos ouvidos

 

Quando pensamos em higiene do ouvido é inevitável não pensarmos nas hastes flexíveis, também chamadas de cotonetes, não é mesmo! Mas fiquem atentos! Eles podem ser utilizadas apenas para limpar e secar a parte externa da orelha e nunca devem ser introduzidas no canal auditivo. Além da possibilidade de ocorrer infecções, como a otite, seu uso incorreto é responsável por problemas indesejados como trauma no canal auditivo, ruptura do tímpano e perda de audição.



Então como devemos limpar o ouvido?


Primeiro passo, lembre-se: Cera não é sinal de sujeira! Na verdade, a cera ou cerume é uma mistura de secreções produzidas por glândulas da pele do canal auditivo, que juntas têm uma coloração marrom claro a marrom mais escuro. Ela tem função antifúngica e antibacteriana que protege a região e também evita que o excesso de água entre no ouvido durante o banho, além de ajudar a lubrificação. Por isso, a limpeza do ouvido de ocorrer apenas na parte externa. Uma forma bastante simples é usar uma toalha ou um lenço umedecido apenas onde o dedo alcançar.


Se a cera acumular?


Não use cotonetes ou qualquer objeto pontiagudo. Essa ação pode promover deslocamento das secreções e descamação dentro do canal auditivo. Esse deslocamento pode causar uma compactação da cera e a formação de rolhas ceruminosas no canal auditivo, causando a sensação de ouvido entupido. Mas acalme-se! O acúmulo de cera é algo raro, mas caso ocorra, é recomendado uma limpeza da região no consultório médico. O especialista nesse tratamento é o otorrinolaringologista e só ele terá os equipamentos ideais para esse tipo de procedimento.


Então se você sentir dor de ouvido, sensação de ouvido entupido ou perda de audição, nada de usar cotonetes! Procure um otorrinolaringologista!

Cuide bem dos seus ouvidos!

Gostou do post? Continue no site e leia as matérias já publicadas no portal!  Aproveite que está conectado e siga a Coorlece nas redes sociais!

Facebook: @coorlece

Instagram: @coorlece


Notícias

Quais os principais tratamentos da labirintite?

Uma coisa que muita gente não sabe é que a labirintite pode desaparecer sozinha. Em algumas semanas, ela some por completo. Contudo, quando necessário, o tratamento visa principalmente a redução dos sintomas. Se a causa for infecção bacteriana, o médico lhe receitará um antibiótico e os si

O que é labirintite?

A labirintite é um termo comumente usado para designar uma afecção que pode comprometer tanto o equilíbrio quanto a audição. A condição afeta o labirinto, estrutura da orelha interna constituída pela cóclea (responsável pela audição) e o vestíbulo (responsável pelo equilíbrio). O uso

Sinusite em crianças

  Caracterizada como a infecção causada por bactérias na região dos seios paranasais, ou seja, cavidades revestidas por mucosas localizadas dentro do crânio, próximos ao nariz. Pode aparecer em vários pontos da face da criança: na testa (frontal), nas maçãs do rosto (maxilar), entre os o