Coorlece - Cooperativa de Otorrinolaringologia do Estado do Ceará

Notícias

Dia nacional de prevenção e combate à surdez traz alerta sobre cuidados com a saúde auditiva

Se você parar agora e perceber a  quanto ruído você está exposto, vai se assustar.  Hoje , a perda auditiva é uma das deficiências mais comuns na população brasileira. No dia 10 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez. E para você ter uma ideia,  segundo dados da Sociedade Brasileira de Otologia, de cada mil crianças nascidas no país, três a cinco já nascem com deficiência auditiva. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 15 milhões de brasileiros têm problemas auditivos.

O que é a surdez

A surdez é ausência, perda ou diminuição considerável do sentido da audição. Ela pode acontecer por causas congênitas, quando a pessoa já nasce com a deficiência, ou adquirida ao longo da vida, por uma predisposição genética, traumatismo ou doença que afete este órgão.

Causas da perda de audição

Bebês

De acordo com o otorrinolaringologista o presidente da Cooperativa de Otorrinolaringologistas do Ceará,  João Paulo Bastos, ao nascer, por exemplo, o bebê pode vir ao mundo com uma deficiência auditiva por problemas na gestação.  " Se a mãe teve sífilis, ou rubéola durante a gravidez e mãe é usuária de droga, pode ser que a criança nasça com problemas no ouvido. Por isso importância do teste da orelhinha, que é  um exame rápido e indolor e que pode diagnosticar problemas na audição em quase 100% dos casos, se realizado nos primeiros seis meses de vida", explica.

Crianças

É preciso bastante atenção com as otites em crianças. O problema deve ser tratado com cuidado.  Verificar se a caderneta de vacina dos pequeninos está em dias é imprescindível. Só para os pais ficarem atentos, " doenças como meningite e caxumba podem causar perda de audição" , explica o médico.

Jovens

O uso irregular dos equipamentos de som é um grande problema.  Segundo o presidente da Cooperativa de Otorrinolaringologistas do Ceará,  João Paulo Bastos, "se você utiliza muito fone de ouvido e num volume bem alto, essa prática pode causar perda irreversível da audição. Apesar de ser prazeroso para algumas pessoas ouvir a música no volume máximo, a conseqüência deste "prazer" é  a destruição das células auditivas. É importante utilizar os fones com moderação e não escutar música muito alta ou por muito tempo".

Outras causas

Algumas doenças como por exemplo:

*Otosclerose - formação anormal de osso esponjoso perto do estribo e da janela do vestíbulo da orelha, provocando perda progressiva da audição, sem que haja doença na tuba auditiva ou na membrana timpânica.

*AVC

*Perdas progressivas causadas pela idade. 

Tipos de Surdez

É possível descobrir qual o tipo de surdez - se ela é leve , moderada, severa ou  profunda através de um aparelho chamado audiômetro, que mede os níveis de audição em decibéis.

Prevenir é sempre melhor!

Recapitulando, segue abaixo algumas dicas de como prevenir a perda auditiva

- Evite a exposição a ruídos intensos. Se possível, use tampões de ouvido.

-  Está grávida? Exames pré-natais podem evitar surdez na criança.

-  Bebê nasceu? Teste da Orelhinha!

- Caderneta de Vacinação da criança em dia para impedir que tenha contato com doenças que deixem sequelas como a surdez.

- Nada de tomar remédios ototóxicos sem prescrição médica.

Percebeu que está com dificuldades em ouvir direito? Busque ajuda!  Marque uma consulta com um otorrinolaringologista. Ele é o médico especializado em ouvido, nariz e garganta.  Além do exame de audiometria, o especialista irá fazer a avaliação clínica para diagnosticar qualquer problema auditivo, entre eles: perda, zumbido, dentre outros.

Gostou do post? Continue no site e leia as matérias já publicadas no portal!  Aproveite que está conectado e siga a Coorlece nas redes sociais!

Facebook: @coorlece

Instagram: @coorlece


Notícias

Quais os principais tratamentos da labirintite?

Uma coisa que muita gente não sabe é que a labirintite pode desaparecer sozinha. Em algumas semanas, ela some por completo. Contudo, quando necessário, o tratamento visa principalmente a redução dos sintomas. Se a causa for infecção bacteriana, o médico lhe receitará um antibiótico e os si

O que é labirintite?

A labirintite é um termo comumente usado para designar uma afecção que pode comprometer tanto o equilíbrio quanto a audição. A condição afeta o labirinto, estrutura da orelha interna constituída pela cóclea (responsável pela audição) e o vestíbulo (responsável pelo equilíbrio). O uso

Sinusite em crianças

  Caracterizada como a infecção causada por bactérias na região dos seios paranasais, ou seja, cavidades revestidas por mucosas localizadas dentro do crânio, próximos ao nariz. Pode aparecer em vários pontos da face da criança: na testa (frontal), nas maçãs do rosto (maxilar), entre os o
20 Anos Coorlece