Coorlece - Cooperativa de Otorrinolaringologia do Estado do Ceará

Notícias

Dia nacional de prevenção e combate à surdez traz alerta sobre cuidados com a saúde auditiva

Se você parar agora e perceber a  quanto ruído você está exposto, vai se assustar.  Hoje , a perda auditiva é uma das deficiências mais comuns na população brasileira. No dia 10 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez. E para você ter uma ideia,  segundo dados da Sociedade Brasileira de Otologia, de cada mil crianças nascidas no país, três a cinco já nascem com deficiência auditiva. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 15 milhões de brasileiros têm problemas auditivos.

O que é a surdez

A surdez é ausência, perda ou diminuição considerável do sentido da audição. Ela pode acontecer por causas congênitas, quando a pessoa já nasce com a deficiência, ou adquirida ao longo da vida, por uma predisposição genética, traumatismo ou doença que afete este órgão.

Causas da perda de audição

Bebês

De acordo com o otorrinolaringologista o presidente da Cooperativa de Otorrinolaringologistas do Ceará,  João Paulo Bastos, ao nascer, por exemplo, o bebê pode vir ao mundo com uma deficiência auditiva por problemas na gestação.  " Se a mãe teve sífilis, ou rubéola durante a gravidez e mãe é usuária de droga, pode ser que a criança nasça com problemas no ouvido. Por isso importância do teste da orelhinha, que é  um exame rápido e indolor e que pode diagnosticar problemas na audição em quase 100% dos casos, se realizado nos primeiros seis meses de vida", explica.

Crianças

É preciso bastante atenção com as otites em crianças. O problema deve ser tratado com cuidado.  Verificar se a caderneta de vacina dos pequeninos está em dias é imprescindível. Só para os pais ficarem atentos, " doenças como meningite e caxumba podem causar perda de audição" , explica o médico.

Jovens

O uso irregular dos equipamentos de som é um grande problema.  Segundo o presidente da Cooperativa de Otorrinolaringologistas do Ceará,  João Paulo Bastos, "se você utiliza muito fone de ouvido e num volume bem alto, essa prática pode causar perda irreversível da audição. Apesar de ser prazeroso para algumas pessoas ouvir a música no volume máximo, a conseqüência deste "prazer" é  a destruição das células auditivas. É importante utilizar os fones com moderação e não escutar música muito alta ou por muito tempo".

Outras causas

Algumas doenças como por exemplo:

*Otosclerose - formação anormal de osso esponjoso perto do estribo e da janela do vestíbulo da orelha, provocando perda progressiva da audição, sem que haja doença na tuba auditiva ou na membrana timpânica.

*AVC

*Perdas progressivas causadas pela idade. 

Tipos de Surdez

É possível descobrir qual o tipo de surdez - se ela é leve , moderada, severa ou  profunda através de um aparelho chamado audiômetro, que mede os níveis de audição em decibéis.

Prevenir é sempre melhor!

Recapitulando, segue abaixo algumas dicas de como prevenir a perda auditiva

- Evite a exposição a ruídos intensos. Se possível, use tampões de ouvido.

-  Está grávida? Exames pré-natais podem evitar surdez na criança.

-  Bebê nasceu? Teste da Orelhinha!

- Caderneta de Vacinação da criança em dia para impedir que tenha contato com doenças que deixem sequelas como a surdez.

- Nada de tomar remédios ototóxicos sem prescrição médica.

Percebeu que está com dificuldades em ouvir direito? Busque ajuda!  Marque uma consulta com um otorrinolaringologista. Ele é o médico especializado em ouvido, nariz e garganta.  Além do exame de audiometria, o especialista irá fazer a avaliação clínica para diagnosticar qualquer problema auditivo, entre eles: perda, zumbido, dentre outros.

Gostou do post? Continue no site e leia as matérias já publicadas no portal!  Aproveite que está conectado e siga a Coorlece nas redes sociais!

Facebook: @coorlece

Instagram: @coorlece


Notícias

Inflamações na garganta e ouvido - cuidado! busque tratamento adequado

Garganta e ouvidos estão interconectados por pequenos canais. E ter uma infecção em uma dessas regiões não é nada agradável, especialmente por conta da dor e do incômodo presentes. Uma dor de garganta, por exemplo, pode ser responsável por uma possível infecção de ouvido. Basicamente, n

Labirintite ? dicas para lidar com o desconforto

  A labirintite é uma doença do ouvido que afeta o labirinto, estrutura responsável pelo equilíbrio. As pessoas costumam chamar qualquer distúrbio na região do ouvido interno de labirintite, porém o mais correto é empregar o termo vestibulopatia para os distúrbios do equilíbrio corporal

Atraso na fala: pais devem ficar em alerta

 O desenvolvimento da fala da criança, entre outros aspectos, é um processo que deve ser acompanhando pelos pais. Não podemos resumir o tema com o conceito “tem que estar falando aos X anos”. É preciso deixar claro que a fala e a linguagem são duas coisas diferentes. Fala é o ato de se e