Coorlece - Cooperativa de Otorrinolaringologia do Estado do Ceará

Notícias

Misofonia: você sabe o que é?

A misofonia se trata de uma sensibilidade seletiva a sons, ou seja, não existe um problema auditivo em si. É na verdade uma percepção alterada que a pessoa desenvolve a respeito destes sons.

Vamos a um exemplo mais prático: você conhece alguém ou é a pessoa que se irrita com determinados sons, por exemplo com o som de uma maçã sendo mastigada? Essa irritabilidade é a misofonia. Alguns dos sons mais relatados por quem sofre do problema são latidos, digitação de teclado e até respiração.

Toda vez que a pessoa ouve o som, é acionada uma estrutura cerebral (ínsula) ligada a emoções, que por sua vez desencadeia uma reação emocional que pode ser desde uma leve irritabilidade a uma crise intensa, semelhante a uma crise de pânico.

Nestes casos, a pessoa se sente sem controle da situação, e o organismo apresenta taquicardia e tremores. Com o tempo, o estímulo visual, como visualizar outra pessoa pegando uma maçã para comer, pode desencadear a crise antes mesmo de o som ser gerado.

O fenômeno em geral começa na infância ou adolescência, e pode estar associado com distúrbios psiquiátricos como ansiedade e transtorno do pânico. A evolução é variável, dependendo muito do equilíbrio emocional da pessoa e de apoio das pessoas mais próximas.

Tratamento

O primeiro passo para o tratamento é procurar um profissional otorrinolaringologista para uma avaliação. O médico pode incluir um exame físico, e um exame audiométrico para excluir doenças dos ouvidos como a perda auditiva.

Afastando outros problemas, pode-se partir para o tratamento. O principal foco é atingir os fatores comportamentais que fazem a pessoa associar o som a algo ameaçador. A terapia cognitivo-comportamental tem apresentado grandes benefícios nos pacientes de misofonia.

De uma perspectiva mais global sobre a vida da pessoa, o estilo de vida também merece atenção. Fatores como boa alimentação, prática regular de exercícios físicos, técnicas de relaxamento como yoga e meditação, e bons horários de sono sem dúvida influenciam positivamente as pessoas que sofrem deste problema.

Aproveitou a leitura e quer continuar lendo temas relacionados? Acesse nosso blog e aproveite!

Notícias

Alergias Respiratórias

  A alergia é uma reação exagerada do sistema imunológico em relação a certas substâncias da natureza, que são chamadas de alérgenos. Essas reações são provocadas por substâncias habitualmente inofensivas para a maioria das pessoas. No caso das alergias respiratórias superiores, pode

Dia Nacional do Surdo e a importância dos exames preventivos

  O dia 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, é um dia importante para destacar a importância da prevenção e o diagnóstico precoce da surdez. A data marca a criação da primeira escola de surdos no Brasil, no Rio de Janeiro, em 1857. Cerca de 10 milhões de brasileiros possuem alguma defici

Por que as mulheres sofrem mais com problemas no sono?

A insônia é um problema que atinge uma parcela significativa da população mundial. Em todas as partes do planeta, pessoas com dificuldade para dormir sofrem problemas cotidianos como o lapso de atenção e a falta de desempenho em atividades necessárias como o estudo e o trabalho. Mas você sab
20 Anos Coorlece