Coorlece - Cooperativa de Otorrinolaringologia do Estado do Ceará

Notícias

O que fazer quando entra água no ouvido?

Água no ouvido é bastante comum e pode acontecer durante a prática de esportes aquáticos ou até mesmo no banho. Contudo, com a chegada do verão, a incidência aumenta bastante, quando a ida a piscinas e praias se torna mais comum. 

O principal sintoma quando entra água no ouvido é a sensação de orelha tampada, chamada também de plenitude aural. Isso ocorre devido ao excesso de água ou ao fato desta água misturar-se a alguma quantidade de cerume que possa estar acumulada no ouvido afetado.

Nunca se deve introduzir nada no ouvido para efetuar a remoção. È totalmente desaconselhável o uso de Hastes flexíveis para remoção da água.

Não deve ser usado vinagre ou álcool, pois eles não são formas seguras de retirar água e podem aumentar o risco de infecção no ouvido.

Procurar um otorrinolaringologista é sempre a maneira mais segura de tratar esse problema.

A maneira mais segura para evitar entrar água no ouvido é o uso de tampão nas orelhas. 


E se a água entrar no ouvido do bebê?

A melhor forma para tirar água do ouvido de bebê é apenas secar o ouvido com a toalha, porém, caso o bebê continue com desconforto deve-se levá-lo ao otorrino para evitar agravar a dor no ouvido ou permitir o desenvolvimento de uma infecção.

Para evitar que a água entre no ouvido do bebê uma boa dica é, durante o banho, colocar um pedacinho de algodão na orelha de forma a tapar o ouvido e passar um creme hidratante sobre o algodão, pois a gordura presente no creme não permite que o líquido entre com facilidade.

Leia mais assuntos relacionados em nosso blog! Confere aí!


Notícias

Alergias Respiratórias

  A alergia é uma reação exagerada do sistema imunológico em relação a certas substâncias da natureza, que são chamadas de alérgenos. Essas reações são provocadas por substâncias habitualmente inofensivas para a maioria das pessoas. No caso das alergias respiratórias superiores, pode

Dia Nacional do Surdo e a importância dos exames preventivos

  O dia 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, é um dia importante para destacar a importância da prevenção e o diagnóstico precoce da surdez. A data marca a criação da primeira escola de surdos no Brasil, no Rio de Janeiro, em 1857. Cerca de 10 milhões de brasileiros possuem alguma defici

Por que as mulheres sofrem mais com problemas no sono?

A insônia é um problema que atinge uma parcela significativa da população mundial. Em todas as partes do planeta, pessoas com dificuldade para dormir sofrem problemas cotidianos como o lapso de atenção e a falta de desempenho em atividades necessárias como o estudo e o trabalho. Mas você sab
20 Anos Coorlece