Coorlece - Cooperativa de Otorrinolaringologia do Estado do Ceará

Notícias

O que fazer quando entra água no ouvido?

Água no ouvido é bastante comum e pode acontecer durante a prática de esportes aquáticos ou até mesmo no banho. Contudo, com a chegada do verão, a incidência aumenta bastante, quando a ida a piscinas e praias se torna mais comum. 

O principal sintoma quando entra água no ouvido é a sensação de orelha tampada, chamada também de plenitude aural. Isso ocorre devido ao excesso de água ou ao fato desta água misturar-se a alguma quantidade de cerume que possa estar acumulada no ouvido afetado.

Nunca se deve introduzir nada no ouvido para efetuar a remoção. È totalmente desaconselhável o uso de Hastes flexíveis para remoção da água.

Não deve ser usado vinagre ou álcool, pois eles não são formas seguras de retirar água e podem aumentar o risco de infecção no ouvido.

Procurar um otorrinolaringologista é sempre a maneira mais segura de tratar esse problema.

A maneira mais segura para evitar entrar água no ouvido é o uso de tampão nas orelhas. 


E se a água entrar no ouvido do bebê?

A melhor forma para tirar água do ouvido de bebê é apenas secar o ouvido com a toalha, porém, caso o bebê continue com desconforto deve-se levá-lo ao otorrino para evitar agravar a dor no ouvido ou permitir o desenvolvimento de uma infecção.

Para evitar que a água entre no ouvido do bebê uma boa dica é, durante o banho, colocar um pedacinho de algodão na orelha de forma a tapar o ouvido e passar um creme hidratante sobre o algodão, pois a gordura presente no creme não permite que o líquido entre com facilidade.

Leia mais assuntos relacionados em nosso blog! Confere aí!


Notícias

Sinais de deficiência auditiva em crianças. Quando procurar um otorrino?

 A avaliação da audição deve começar no bebê recém-nascido. Desde 2010, o teste da orelhinha é obrigatório nas maternidades, tanto públicas quanto privadas. O exame é um teste objetivo, isto é, não necessita da resposta da criança, e detecta a grande maioria dos casos de perda auditiv

O que fazer quando entra água no ouvido?

Água no ouvido é bastante comum e pode acontecer durante a prática de esportes aquáticos ou até mesmo no banho. Contudo, com a chegada do verão, a incidência aumenta bastante, quando a ida a piscinas e praias se torna mais comum.  O principal sintoma quando entra água no ouvido é a sensa

Cuidados necessários para quem tem rinite alérgica

 De acordo com a WAO (Organização Mundial da Alergia), 30% a 40% da população mundial tem rinite alérgica, que é uma das manifestações mais frequentes da alergia. A rinite alérgica constitui-se numa reação alérgica da mucosa nasal a determinados antígenos, principalmente inalatórios.
20 Anos Coorlece