Coorlece - Cooperativa de Otorrinolaringologia do Estado do Ceará

Notícias

Ouvido entupido: quais as causas?

Ouvidos entupidos tem várias causas, algumas por questões ambientais e outras de saúde. Quem nunca sentiu a sensação de ouvido entupido durante uma mudança de altitude, na descida de uma serra ou quando o avião se prepara para pousar? Ou durante um resfriado?

Quais as causas mais comuns?

Uma das causas mais comuns do ouvido entupido é sem dúvida a variação de pressão. Isso ocorre porque o corpo demora algum tempo para se habituar a variação da pressão atmosférica em diferentes altitudes e ambientes. No entanto, existem ainda outras situações que podem deixar o ouvido entupido. Listamos aqui algumas das possíveis causas:

     Acúmulo de cera: O excesso de cerume pode obstruir parcial ou totalmente o conduto auditivo. Mesmo quando a quantidade de cera é normal, muitas vezes por uso de cotonetes acabamos por empurrá-la ela para o fundo deixando o ouvido entupido e podendo até causar dores.

     Bruxismo: é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. O deslocamento incorreto da mandíbula exerce uma pressão mais forte na mordedura e pode provocar a sensação de ouvido tapado;

     D-ATM: As disfunções da articulação temporomandibular podem afetar o canal auditivo, produzindo a sensação de ouvido tapado.

     Resfriado, gripe, rinite alérgica: Um sintoma comum dessas doenças é a obstrução nasal pelo acúmulo de catarro. Ao espirrar ou tentar assoar o nariz parte dessa secreção pode desviar para o canal auditivo causando a sensação de ouvido tapado e até mesmo levar a uma infecção grave como a otite.

 

Mas fique atento! Nem toda sensação e ouvido entupido é considerado um problema clínico. Normalmente a situação se resolve ao engolir saliva, beber algum líquido ou bocejar.

Agora que você já sabe um pouco do assunto, não deixe de fazer seu checkup auditivo  e tirar mais dúvidas com o seu otorrino. Cuide da saúde dos seus ouvidos!

 

Notícias

Inflamações na garganta e ouvido - cuidado! busque tratamento adequado

Garganta e ouvidos estão interconectados por pequenos canais. E ter uma infecção em uma dessas regiões não é nada agradável, especialmente por conta da dor e do incômodo presentes. Uma dor de garganta, por exemplo, pode ser responsável por uma possível infecção de ouvido. Basicamente, n

Labirintite ? dicas para lidar com o desconforto

  A labirintite é uma doença do ouvido que afeta o labirinto, estrutura responsável pelo equilíbrio. As pessoas costumam chamar qualquer distúrbio na região do ouvido interno de labirintite, porém o mais correto é empregar o termo vestibulopatia para os distúrbios do equilíbrio corporal

Atraso na fala: pais devem ficar em alerta

 O desenvolvimento da fala da criança, entre outros aspectos, é um processo que deve ser acompanhando pelos pais. Não podemos resumir o tema com o conceito “tem que estar falando aos X anos”. É preciso deixar claro que a fala e a linguagem são duas coisas diferentes. Fala é o ato de se e