Coorlece - Cooperativa de Otorrinolaringologia do Estado do Ceará

Notícias

Ouvido entupido: quais as causas?

Ouvidos entupidos tem várias causas, algumas por questões ambientais e outras de saúde. Quem nunca sentiu a sensação de ouvido entupido durante uma mudança de altitude, na descida de uma serra ou quando o avião se prepara para pousar? Ou durante um resfriado?

Quais as causas mais comuns?

Uma das causas mais comuns do ouvido entupido é sem dúvida a variação de pressão. Isso ocorre porque o corpo demora algum tempo para se habituar a variação da pressão atmosférica em diferentes altitudes e ambientes. No entanto, existem ainda outras situações que podem deixar o ouvido entupido. Listamos aqui algumas das possíveis causas:

     Acúmulo de cera: O excesso de cerume pode obstruir parcial ou totalmente o conduto auditivo. Mesmo quando a quantidade de cera é normal, muitas vezes por uso de cotonetes acabamos por empurrá-la ela para o fundo deixando o ouvido entupido e podendo até causar dores.

     Bruxismo: é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. O deslocamento incorreto da mandíbula exerce uma pressão mais forte na mordedura e pode provocar a sensação de ouvido tapado;

     D-ATM: As disfunções da articulação temporomandibular podem afetar o canal auditivo, produzindo a sensação de ouvido tapado.

     Resfriado, gripe, rinite alérgica: Um sintoma comum dessas doenças é a obstrução nasal pelo acúmulo de catarro. Ao espirrar ou tentar assoar o nariz parte dessa secreção pode desviar para o canal auditivo causando a sensação de ouvido tapado e até mesmo levar a uma infecção grave como a otite.

 

Mas fique atento! Nem toda sensação e ouvido entupido é considerado um problema clínico. Normalmente a situação se resolve ao engolir saliva, beber algum líquido ou bocejar.

Agora que você já sabe um pouco do assunto, não deixe de fazer seu checkup auditivo  e tirar mais dúvidas com o seu otorrino. Cuide da saúde dos seus ouvidos!

 

Notícias

Quais os principais tratamentos da labirintite?

Uma coisa que muita gente não sabe é que a labirintite pode desaparecer sozinha. Em algumas semanas, ela some por completo. Contudo, quando necessário, o tratamento visa principalmente a redução dos sintomas. Se a causa for infecção bacteriana, o médico lhe receitará um antibiótico e os si

O que é labirintite?

A labirintite é um termo comumente usado para designar uma afecção que pode comprometer tanto o equilíbrio quanto a audição. A condição afeta o labirinto, estrutura da orelha interna constituída pela cóclea (responsável pela audição) e o vestíbulo (responsável pelo equilíbrio). O uso

Sinusite em crianças

  Caracterizada como a infecção causada por bactérias na região dos seios paranasais, ou seja, cavidades revestidas por mucosas localizadas dentro do crânio, próximos ao nariz. Pode aparecer em vários pontos da face da criança: na testa (frontal), nas maçãs do rosto (maxilar), entre os o
20 Anos Coorlece