Coorlece - Cooperativa de Otorrinolaringologia do Estado do Ceará

Notícias

Sinais de deficiência auditiva em crianças. Quando procurar um otorrino?

 A avaliação da audição deve começar no bebê recém-nascido. Desde 2010, o teste da orelhinha é obrigatório nas maternidades, tanto públicas quanto privadas. O exame é um teste objetivo, isto é, não necessita da resposta da criança, e detecta a grande maioria dos casos de perda auditiva. 

Sabemos que quanto mais precoce for a detecção da perda auditiva,mais chance a criança terá de desenvolver a audição. O ideal é que isso ocorra até os seis meses de vida, pois já a partir desta idade, começamos a desenvolver a via auditiva, que nos permite interpretar os sons que escutamos. 

Se a criança passou no teste da orelhinha é recomendado que os pais acompanhem sempre de perto o rendimento na escola e a comunicação da criança em casa. Se a criança não tiver um bom desempenho escolar ou os pais começarem a notar uma dificuldade de se comunicar, é importante que ela seja avaliada por um especialista.

Sinais

Além de dificuldades na escola, a criança pode começar a aumentar os sons de aparelhos como a televisão, falar mais alto, ter dificuldade para entender os outros e parecer distraída. Quanto mais precoce a perda de audição, mais fica comprometida a capacidade de comunicação e a criança passa a se isolar.

Exames

Crianças a partir de três anos já conseguem realizar testes audiométricos. Entre os quatro e cinco anos a audiometria é realizada com brinquedos que emitem sons, como chocalho e tambor. Este tipo é chamado de audiometria condicionada.Crianças maiores de sete anos podem fazer o teste audiométrico completo, semelhante ao dos adultos.

Tratamento

Vai depender do grau de surdez da criança. Se for de leve a severa, o aparelho auditivo amplificará o som que ela consegue escutar e a qualidade de vida será muito melhor.  Além do aparelho, existe também o implante coclear, procedimento cirúrgico efetivo para reabilitar a audição. 

É fundamental, também, que a criança faça um trabalho de reabilitação fonoaudiológica, para aprender a ouvir e a falar. Quanto mais cedo começar o acompanhamento, melhor será a dicção e o vocabulário.

Gostou da leitura? Saiba mais sobre a audiometria em nosso blog! 


Notícias

Sinais de deficiência auditiva em crianças. Quando procurar um otorrino?

 A avaliação da audição deve começar no bebê recém-nascido. Desde 2010, o teste da orelhinha é obrigatório nas maternidades, tanto públicas quanto privadas. O exame é um teste objetivo, isto é, não necessita da resposta da criança, e detecta a grande maioria dos casos de perda auditiv

O que fazer quando entra água no ouvido?

Água no ouvido é bastante comum e pode acontecer durante a prática de esportes aquáticos ou até mesmo no banho. Contudo, com a chegada do verão, a incidência aumenta bastante, quando a ida a piscinas e praias se torna mais comum.  O principal sintoma quando entra água no ouvido é a sensa

Cuidados necessários para quem tem rinite alérgica

 De acordo com a WAO (Organização Mundial da Alergia), 30% a 40% da população mundial tem rinite alérgica, que é uma das manifestações mais frequentes da alergia. A rinite alérgica constitui-se numa reação alérgica da mucosa nasal a determinados antígenos, principalmente inalatórios.
20 Anos Coorlece