Coorlece - Cooperativa de Otorrinolaringologia do Estado do Ceará

Notícias

Sinais de deficiência auditiva em crianças. Quando procurar um otorrino?

 A avaliação da audição deve começar no bebê recém-nascido. Desde 2010, o teste da orelhinha é obrigatório nas maternidades, tanto públicas quanto privadas. O exame é um teste objetivo, isto é, não necessita da resposta da criança, e detecta a grande maioria dos casos de perda auditiva. 

Sabemos que quanto mais precoce for a detecção da perda auditiva,mais chance a criança terá de desenvolver a audição. O ideal é que isso ocorra até os seis meses de vida, pois já a partir desta idade, começamos a desenvolver a via auditiva, que nos permite interpretar os sons que escutamos. 

Se a criança passou no teste da orelhinha é recomendado que os pais acompanhem sempre de perto o rendimento na escola e a comunicação da criança em casa. Se a criança não tiver um bom desempenho escolar ou os pais começarem a notar uma dificuldade de se comunicar, é importante que ela seja avaliada por um especialista.

Sinais

Além de dificuldades na escola, a criança pode começar a aumentar os sons de aparelhos como a televisão, falar mais alto, ter dificuldade para entender os outros e parecer distraída. Quanto mais precoce a perda de audição, mais fica comprometida a capacidade de comunicação e a criança passa a se isolar.

Exames

Crianças a partir de três anos já conseguem realizar testes audiométricos. Entre os quatro e cinco anos a audiometria é realizada com brinquedos que emitem sons, como chocalho e tambor. Este tipo é chamado de audiometria condicionada.Crianças maiores de sete anos podem fazer o teste audiométrico completo, semelhante ao dos adultos.

Tratamento

Vai depender do grau de surdez da criança. Se for de leve a severa, o aparelho auditivo amplificará o som que ela consegue escutar e a qualidade de vida será muito melhor.  Além do aparelho, existe também o implante coclear, procedimento cirúrgico efetivo para reabilitar a audição. 

É fundamental, também, que a criança faça um trabalho de reabilitação fonoaudiológica, para aprender a ouvir e a falar. Quanto mais cedo começar o acompanhamento, melhor será a dicção e o vocabulário.

Gostou da leitura? Saiba mais sobre a audiometria em nosso blog! 


Notícias

Alergias Respiratórias

  A alergia é uma reação exagerada do sistema imunológico em relação a certas substâncias da natureza, que são chamadas de alérgenos. Essas reações são provocadas por substâncias habitualmente inofensivas para a maioria das pessoas. No caso das alergias respiratórias superiores, pode

Dia Nacional do Surdo e a importância dos exames preventivos

  O dia 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, é um dia importante para destacar a importância da prevenção e o diagnóstico precoce da surdez. A data marca a criação da primeira escola de surdos no Brasil, no Rio de Janeiro, em 1857. Cerca de 10 milhões de brasileiros possuem alguma defici

Por que as mulheres sofrem mais com problemas no sono?

A insônia é um problema que atinge uma parcela significativa da população mundial. Em todas as partes do planeta, pessoas com dificuldade para dormir sofrem problemas cotidianos como o lapso de atenção e a falta de desempenho em atividades necessárias como o estudo e o trabalho. Mas você sab
20 Anos Coorlece